DIRETORIA EXECUTIVA


 

 

 DIRETORA GERAL | DIGER

 Lavínia Aragão Trigo de Loureiro

 E-mail: lavinia.aragao@funesa.se.gov.br

 Telefone: (79) 3198-3827

 

 

 

 

 

 

 DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO | DIRAF

 Fernando José Chagas Júnior

 E- mail:fernandochagas.junior@funesa.se.gov.br 

 Telefone: (79) 3198-3820

 

 

 

 

 

 

 

 DIRETOR OPERACIONAL | DIROP

 Salomão Torres Santos Sobrinho

 E-mail: salomao.torres@funesa.se.gov.br

 Telefone: (79) 3198-3823

 

 

 

 

 

ORGANOGRAMA

 

HISTÓRIA

A criação da Fundação Estadual de Saúde – FUNESA, assim como outras fundações, ocorreu dentro da perspectiva de Reforma Sanitária e gerencial implementada em Sergipe e sob a ótica de que somente a administração pública direta não consegue dar as respostas que o sistema de saúde precisa. Diante da situação, buscou-se uma alternativa, dentro do próprio Estado, para tornar a administração dos serviços de saúde sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) menos burocrática e mais ágil.

As Fundações reúnem o controle e transparência do setor público e a agilidade e eficiência do privado. Esse desenho institucional rege-se pelo direito privado, mas com finalidades públicas, sem fins lucrativos, o que lhe confere a necessária autonomia administrativa, financeira e de gestão para melhor atender ao usuário do SUS.

A Funesa presta serviços de Atenção Básica, de promoção, prevenção e proteção à saúde coletiva e individual, de formação profissional e educação permanente na área de saúde pública. A oferta de serviços também envolve a administração dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Além disso, a Funesa desenvolve ações voltadas para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

 

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE SERGIPE (ESP-SE)

A Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), no âmbito da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), tem o objetivo de fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde, com foco na valorização e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seus processos de trabalho, por meio da publicação da Lei.

Com a criação da ESP, a Funesa está habilitada a ofertar, com autonomia de planejamento e certificação, cursos tecnológicos e de pós-graduação – lato sensu e stricto sensu –, promovendo um significativo avanço na qualificação dos trabalhadores do SUS.

A Escola realiza capacitações, cursos, oficinas, aperfeiçoamentos e ações de educação permanente, educação profissional, pós-graduação e elaboração de material didático, conforme pactuação estabalecida entre a Funesa e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na área de pós-graduação, especialização na área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além disso, existem projetos na área de Residência Médica, sendo o aperfeiçoamento dos já existentes, nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Neonatologia abertura de novos programas em Psiquiatria e Atenção Psicossocial e Intensivista. Além destas ações, a Pós-graduação executa aprimoramento em Odontologia Integrada destinado aos cirurgiões-dentistas do quadro da SES e do governo do estado que aderiram à Funesa.

 

MISSÃO

Produzir ações e serviços educacionais e de saúde no âmbito do SUS, com eficiência e qualidade, contribuindo para a transformação e a humanização das práticas de saúde.

 

VISÃO

Consolidar-se como uma instituição formadora e de produção de ações e serviços que seja referência nacional, construindo um novo paradigma de qualidade e eficiência no cuidado e na gestão do SUS, articulando ensino e sociedade civil.

 

VALORES

  • Agilidade na prestação de serviços;
  • Transparência nos processos gerenciais e administrativos;
  • Gestão democrática e participativa;
  • Ousadia e inovação;
  • Garantia da universalidade, igualdade, integralidade e equidade;
  • Responsabilidade sócio-histórica com o SUS;
  • Humanização das práticas de saúde;
  • Valorização do trabalhador;
  • Educação para produção de autonomia nos sujeitos;
  • Respeito aos princípios das administração pública;
  • Eficiência e efetividade das ações produzidas;
  • Compromisso e determinação dos atores que fazem a fundação.

 

LEGISLAÇÃO

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 7h às 17h