Mostra Sergipana de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde

Data: 30 de abril de 2019

Local: Auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Av. Augusto Franco, 3150 – Ponto Novo

Inscrições e informações através do e-mail glaudenilson.jose@saude.se.gov.br 

 

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Primária, principal porta de entrada para o SUS.

Assim, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA) tem estimulado a adoção dessas práticas no SUS, com base na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, que atende, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios, entre as quais destacam-se aquelas no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, da Homeopatia, Aromaterapia, Dança Circular, Reiki, Meditação, Musicoterapia, da Fitoterapia dentre outras.

Ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, a PNIPIC contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS.

Considerando o indivíduo na sua integralidade e singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde, a PNPIC corrobora para a integralidade da atenção à saúde, princípio este que requer também a interação das ações e serviços existentes no SUS. Estudos têm demonstrado que tais abordagens contribuem para a ampliação da co-responsabilidade dos indivíduos pela saúde, contribuindo assim para o aumento do exercício da cidadania.

Dessa forma, seguindo as orientações da Coordenação Nacional, vimos informar da realização da “Mostra Sergipana de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde”, a realizar-se no dia 30 de abril do ano em curso. A referida Mostra tem como finalidade dar ênfase à importância das práticas integrativas e complementares para o cuidado em saúde e para a promoção da saúde, pois mesmo com todo avanço da PNPIC na última década, continua sendo condição fundamental para sua efetiva implantação, estimular, nos territórios, espaços de fortalecimento do debate sobre as práticas e trocar experiências com gestores de outros municípios/estados que tenham as PICS ofertadas pelo SUS.

 

Última atualização: 29 de abril de 2019 15:04




Acessar o conteúdo