Núcleo de Produção Científica

O Núcleo de Produção Científica da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe no âmbito da Fundação Estadual de Saúde (NPC/ESP/SE-Funesa), foi instituído em 2013 e até o ano de 2020 suas ações eram desenvolvidas pela Coordenação de Educação Permanente e Pós-Graduação (COEPGR), com a alteração do organograma institucional da FUNESA e criação de outras coordenações, o NPC ESP/SE-Funesa passou a ser uma gerência, assim, a partir do segundo quadrimestre de 2021, o NPC ESP/SE-Funesa passa a ser vinculado a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Estágios (COPEE).

O NPC/ESP/SE-Funesa tem a finalidade de estimular a produção científica no âmbito de sua competência, a partir de demanda própria ou de outras instâncias do SUS, bem como acompanhar os projetos de Extensão e/ou de Intervenção em Saúde, vinculados a processos formativos, em colaboração com as demais áreas da ESP/SE.

O NPC/ESP/SE-Funesa tem como eixos estruturantes de pesquisa: Educação e Saúde, sendo que as linhas de pesquisas estão enquadradas em:

  1. Gestão em Saúde as principais temáticas tratadas nesta linha são: dinâmica das organizações de saúde; modelos e tecnologias de gestão; planejamento e programação regional de sistemas e serviços de saúde; trabalho gerencial; trabalho em saúde e produção do cuidado; relações intergovernamentais na gestão de sistemas de saúde.
  2. Saúde e Trabalho esta linha de pesquisa baseia-se na conformação de redes de articulação política e institucional, nas quais o planejamento, a realização e a avaliação das ações são pautados por um processo participativo, estimulando práticas sociais e institucionais transformadoras das condições de saúde e trabalho.
  3. Ética, Bioética e Saúde Coletiva esta linha de pesquisa busca aprofundar os conceitos, as análises e teorias éticas relacionados direta ou indiretamente à saúde, seja através da pesquisa em seres humanos, seja através da educação e dos cuidados em saúde.
  4. Educação Permanente e comunicação em Saúde esta linha de pesquisa abrange projetos voltados à perspectiva teórico-metodológica que orienta os estudos na educação permanente, onde se privilegiam formas participativas de pesquisa e de intervenção social, adequadas a uma concepção ampliada de vigilância em saúde.
  5. Avaliação de Políticas Públicas e Tecnologias em Saúde esta linha de pesquisa envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas e visa a produção de conhecimento que contribua para a melhora da efetividade, eficiência, continuidade, segurança, equidade, adequação, qualidade, custos dos serviços e tecnologias em saúde, bem como estudos de fatores que explicam variações de qualidade das políticas públicas, sistemas e programas de saúde.
  6. Determinantes da saúde e controle de endemias esta linha de pesquisa concentra- se no estudo dos determinantes sociais e ambientais de endemias, pautando-se em uma perspectiva que incorpora o monitoramento de tendências e modelos de investigação sobre as relações entre desenvolvimento social, organização socioespacial e processos de produção e controle de doenças.
  7. Biossegurança e Ambiente esta linha de pesquisa concentra-se no monitoramento, envolvendo riscos biológicos, bem como no desenvolvimento de práticas seguras para a redução desses riscos. Aborda temas tais como: a notificação de acidentes de profissionais em laboratórios; programas de imunização; e a implantação de programas de descarte de resíduos biológicos.
  8. Saúde Mental esta linha de pesquisa abrange temas da epidemiologia, das políticas sociais no campo da Saúde Mental. Trata-se de investigações sobre tendências recentes e contemporâneas de desinstitucionalização e reforma psiquiátrica, políticas públicas em saúde mental e assistência psiquiátrica, além das técnicas e tendências do planejamento, organização e gerência de serviços e sistemas de saúde mental.
  9. Promoção da Saúde esta linha de pesquisa permeia no campo interdisciplinar de conhecimentos e práticas que aborda o processo saúde-doença e suas relações com as correspondentes políticas públicas, com o ambiente, com a atenção à saúde e com a participação social.

Projeto em andamento

  • Perfil dos trabalhadores formados pela Escola de Saúde Pública/Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe – É um projeto que tem como objetivo avaliar de forma contínua o índice de satisfação dos profissionais de saúde formados pela ESP/SE, visando aprimorar constantemente a experiência acadêmica proporcionada pela ESP/SE. Este projeto está dentro das metas do Plano Anual de Atividades (PAA) ano 2024

Última atualização: 6 de maio de 2024 11:32.




Pular para o conteúdo