Carreta da Mulher e do Homem levam saúde a Cumbe durante a 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Foram ofertados exames laboratoriais, ultrassonografias e consultas para homens e mulheres

Durante a 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’, ação itinerante do Governo de Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofereceu exames e consultas nas Carretas do Homem e da Mulher, operacionalizadas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com a realização de ultrassonografias e outros procedimentos para a população do município de Cumbe, localizada no médio sertão sergipano. A finalidade é desenvolver nas unidades móveis ações integradas de promoção da saúde e prevenção de doenças, rastreamento e detecção precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres.

Na Carreta da Mulher, foram ofertadas ultrassonografias de mamas e transvaginal, além de exames de lâmina e verificação de sinais vitais. “Prevenção é comigo. Me preocupo muito com a minha saúde, por isso acho necessário vir aqui, fazer os exames e me cuidar. Minha tia faleceu com câncer de colo de útero, e isso serviu para que eu pudesse prestar mais atenção aos sinais que o corpo dá. Muitas vezes, são sinais silenciosos, então temos que redobrar ainda mais os cuidados”, disse a trabalhadora rural Maria das Virgens, de 57 anos.

A diarista Eluize Lima Correia, 30, realizou a ultrassonografia e apontou a importância dos exames voltados à mulher. “Eu já fiz uma vez os exames na Carreta da Mulher, e os profissionais são muito atenciosos. Eles não apenas fazem o exame, como também explicam para a gente o que está acontecendo com nosso corpo, o que é considerado normal ou que pode ser considerado alguma infecção. Enfim, eu amo muito essas ações que a Secretaria da Saúde do Estado faz com a população”, elogiou.

Entre os serviços ofertados na Carreta do Homem estão ultrassonografias de próstata e vias urinárias; consultas com especialista urologista; coleta de exames laboratoriais e a verificação de sinais vitais (aferição da pressão arterial e glicemia).

Para o aposentado Ernandes Bezerra, 50, que usufruiu dos serviços da Carreta do Homem, a ação itinerante é essencial para a população de Cumbe. “É a primeira vez que estou fazendo esses exames. Eu sei que deveria ter sido mais cuidadoso, mas sempre colocamos a culpa na rotina agitada. Agora que estou aposentado, estou correndo atrás do tempo perdido, realizando os exames e redobrando os cuidados. O meu conselho para os jovens e adultos é que sempre procurem cuidar da saúde, ela é nosso bem mais precioso”, reforçou Ernandes 

Irandir Santos, 49, relatou que realiza os exames com uma frequência de pelo menos uma vez ao ano. “Não podemos relaxar. Todos os anos vou ao médico fazer os exames de rotina, só que este ano foi ainda melhor, com essa ação do Governo de Sergipe. Podemos ter acesso aos serviços de qualidade, com mais comodidade e ainda gratuito. Não tem nem desculpa para não fazer”, finalizou. 

Acesso aos serviços

Os moradores de Cumbe puderam realizar os testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C na unidade móvel ‘Fique Sabendo’; consultas odontológicas por meio do programa ‘Sorrir Sergipe’; coleta de amostras de sangue para cadastro de doador de medula óssea, bem como orientações sobre a importância da doação de sangue; exames PSA, saúde do homem e amostras para testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege) durante o primeiro e último trimestre da gravidez.

Além disso, os usuários regulados no programa ‘Opera Sergipe’ realizaram consulta com um cirurgião geral, e quem estava apto pôde fazer o agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e marcar a data da cirurgia.

Mais notícias:

Última atualização: 1 de março de 2024 11:50.




Pular para o conteúdo