Mais de 12 mil pacientes são atendidos nos Centros de Especialidades Odontológicas estaduais

“A suspeita era que eu teria que fazer tratamento de canal. Marquei minha consulta e, ao chegar aqui, fui atendida de imediato. Recebi orientações da dentista e já estou com a próxima consulta marcada. Posso dizer que meu atendimento foi excelente”. Esse é o relato de Joseane Menezes, que mora em Boquim e foi diagnosticada com caso de média complexidade,  encaminhada à unidade estadual do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade, por meio do posto de saúde do município, onde é feito o primeiro contato. Ela foi reconduzida a um periodontista para realizar uma cirurgia de correção de gengiva, chamada de aumento de coroa clínica.

É com esse fluxo que os CEOs administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), vêm trabalhando para promover a expansão da Atenção Básica e a quantidade serviços ofertados à população. Joseane está na condição de paciente especial, pois tem diabetes e hipertensão. A cirurgia será realizada e, após o procedimento, ela já poderá retornar ao CEO para concluir o tratamento. Na análise dos últimos 12 meses, dados da Coordenação dos CEOs estaduais informam que no ano de 2018 os atendimentos foram superiores a 2017. A proposta para 2019 é ampliar e qualificar a oferta de serviços.

A Coordenação dos CEOs estaduais informa que mais de 12.600 usuários foram atendidos e, desses 12 mil, 3.166 pacientes tiveram seus tratamentos totalmente concluídos pelos CEOs. Segundo a coordenadora dos CEOs estaduais, Sthephany Barreto, mais de 39 mil procedimentos foram realizados em cada um desses usuários. “A especialidade com maior número de procedimentos foi atendimento a pessoas com deficiências, com cerca de 10.300 procedimentos,  seguido pela especialidade de cirurgia, com mais de 8.500 procedimentos. Na sequência, há a especialidade de Periodontia, com aproximadamente 7.390; e Endodontia, com mais de 1.390”, explica.

No ano de  2018, a Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas também realizou cursos de capacitação para os cirurgiões-dentistas e assistentes administrativos, na tentativa de melhorar tanto a eficiência, quanto a qualidade dos serviços prestados. Foram quatro cursos, sendo três para os cirurgiões e um para os assistentes administrativos.

Para a diretora Operacional da Funesa, Daniele Travassos, o objetivo para 2019 é manter a continuidade do serviços prestados com todo o quadro de pessoal e corpo de profissional em sua totalidade. “A Coordenação dos CEOs está trabalhando para regularizar a questão dos insumos e dos instrumentais. Permanecemos nessa perspectiva, com esforço para otimizar o serviço, com melhorias nos encaminhamentos, de forma que sejam mais qualificados; além dos equipamentos, realizando procedimentos em tempos mais curtos e trazendo de volta a qualidade e eficiência que os CEOs sempre tiveram quando comparados a 2014 e 2015, que foi a nossa capacidade máxima atingida até hoje, desde que os CEOs foram abertos” disse.

Na escuta dos usuários, a exemplo do CEO de Boquim, dos 239 pacientes com tratamentos concluídos, 208 foram ouvidos. Desse quantitativo, 84% informaram que os serviços prestados  foram ótimos, 15% classificaram como bons e 1% não respondeu.  Já no CEO de Capela, dos 363 tratamentos concluídos, 293 usuários foram escutados. Desses, 90% destacaram os serviços como ótimos e 10 % como bons. Os dados positivos se repetem em cada município. Em sua totalidade, a população tem considerado que, em relação à saúde bucal, os serviços são de excelência para o Estado. No total, os 70 municípios que são referenciados para os CEOs fizeram encaminhamentos.

 

 

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Última atualização: 29 de março de 2023 17:10.




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