Pinhão, Simão Dias e Ilha das Flores recebem Brigada da Dengue esta semana

Os agentes de endemias que compõem a Brigada Itinerante de Combate à Dengue estarão nos municípios de Pinhão, Simão Dias e Ilha das Flores nesta semana, segundo calendário divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta segunda- feira, 16, a brigada irá ao município de Pinhão, seguindo na terça-feira, 17, para Simão Dias onde fica até o dia 19. Na sexta- feira, 20, a brigada cumpre o calendário da semana em Ilha das Flores. As ações de controle do Aedes aegypti são realizadas nos municípios que se encontram em alto risco para a dengue, zica e chikungunya.

De acordo com o coordenador da brigada, Edvaldo Pereira Maciel, é a lavanderia o reservatório de água que lidera a incidência de criadouros. Em muitos imóveis a situação chega a ser crítica e aí é preciso que o agente de endemias assuma a tarefa de higienizá-la, adotar o tratamento químico e orientar sobre a manutenção da limpeza da peça. Na sequência estão as caixas d’água, como destacou Edvaldo Maciel, acrescentado que diariamente são visitados entre 1.400 e 1.500 domicílios, ficando para cada agente de endemias uma média de 30 a 35 imóveis.

Uma constatação preocupante da força-tarefa, segundo o coordenador, é que os focos do mosquito aedes aegypti estão dentro dos imóveis. “Terrenos baldios apresentam uma baixa incidência em relação à situação dos domicílios e isso nos preocupa porque significa dizer que o cidadão está deixando de fazer o seu papel, provavelmente por falta de informação”, declarou Maciel.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Mais notícias:

Última atualização: 17 de setembro de 2019 14:17.




Pular para o conteúdo