SES promove seminário estadual para promoção da saúde e fortalecimento da equidade no SUS

O encontro reuniu gestores e coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS) e debateu diversas áreas técnicas e políticas públicas vinculadas à promoção da saúde

Com o objetivo de construir territórios mais saudáveis, equitativos e sustentáveis, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) e em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promoveu, nesta quinta-feira, 18, o ‘Seminário Estadual de Promoção da Saúde’. A ação reuniu gestores e coordenadores municipais da Atenção Básica à Saúde e segue com programação até a sexta-feira, 19. 

O seminário integra o Plano Anual de Atividades (PAA) de 2026 da SES e busca implementar ações integradas de promoção da saúde nos municípios sergipanos, fortalecendo a equidade, a prevenção de agravos e qualidade de vida. Além disso, a iniciativa funciona como um ambiente estratégico de qualificação técnica e troca de experiências, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas e para a consolidação da Promoção da Saúde como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, Ana Lira, esse encontro estadual é uma oportunidade de traçar estratégias de promoção da saúde para promover uma melhoria na qualidade de vida individual e coletiva da população e, principalmente, fortalecer a equidade no SUS sergipano. “O Seminário reforça a importância da promoção da saúde como estratégia para garantir mais qualidade de vida à população em todas as fases da vida. Diante do envelhecimento populacional e do aumento das doenças crônicas, é fundamental fortalecer ações que promovam autonomia, equidade e bem-estar nos territórios, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e digno”, destacou.

A ação vai de acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que estabelece a promoção da saúde como uma estratégia fundamental para enfrentar os determinantes sociais da saúde, fortalecer a participação social, reduzir iniquidades e ampliar a qualidade de vida da população. Nesse contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS) ocupa uma posição estratégica por sua capacidade de coordenar o cuidado, atuar nos territórios e desenvolver ações intersetoriais que impactam diretamente nas condições de vida dos usuários do SUS. 

Durante a iniciativa, foram abordadas diversas áreas técnicas e políticas públicas vinculadas à Promoção da Saúde, como alimentação e nutrição; o Programa Academia da Saúde (PAS) e o Incentivo de Atividade Física (IAF); as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics); Programa Saúde na Escola (PSE); saúde da pessoa idosa; saúde mental e vigilância de violências e acidentes. 

A coordenadora estadual da Rede de Saúde Bucal, Ana Paula Vieira, destacou a capacidade de transversalidade da saúde bucal na Atenção Primária à Saúde (APS). “A saúde bucal está diretamente ligada ao cuidado integral da população e dialoga com todas as áreas da atenção primária. Mais do que prevenir doenças, é fundamental promover saúde com um olhar ampliado e humanizado, considerando as necessidades de cada pessoa e fortalecendo a equidade e a integralidade do cuidado no SUS”, pontuou.

O seminário estadual reuniu gestores, coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS), profissionais de saúde, representantes intersetoriais e demais atores estratégicos. A coordenadora da APS de São Cristóvão, Iandra Geovana Dantas, afirmou que irá levar diversos conhecimentos adquiridos no seminário para o município que atua. “Momentos como este são fundamentais para a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho desenvolvido nos municípios. Além de promover a atualização dos profissionais, o seminário contribui para qualificar a assistência prestada à população e fortalecer cada vez mais o SUS”, frisou.

Fotos: Valter Sobrinho- Ascom SES

Mais notícias:

Última atualização: 18 de junho de 2026 17:43




Acessar o conteúdo