Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação em Saúde – COTAES

PROGRAMA TELESSAÚDE SERGIPE

O Telessaúde é um programa nacional que busca melhorar a qualidade dos serviços prestados no Sistema Único da Saúde (SUS), promovendo a Educação Permanente em Saúde para as Estratégias de Saúde da Família (ESF), por meio das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em que os profissionais podem tirar suas dúvidas e terem o apoio técnico e científico na qualificação do cuidado, reduzindo encaminhamentos desnecessários e custos para outros níveis de atenção em saúde. Em Sergipe, o serviço teve início em 2013 e atualmente conta com 163 pontos de conectividade implantados e disponíveis para o uso das ESFs em todos os de 75 municípios do Estado de Sergipe.

Composto por teleconsultores (enfermeiros, médicos e odontólogos), telerregulador (médico), monitores de campo, gestores, técnicos de informática e assistentes administrativos, o núcleo está disponível para apoiar, orientar e fortalecer o uso da ferramenta Telessaúde, auxiliando na discussão do processo de trabalho, na promoção à saúde e, consequentemente, na melhoria do cuidado e dos indicadores de saúde.

  • Teleconsultorias

Por texto – envie sua dúvida sobre atenção primária ou processo de trabalho por mensagem de texto via plataforma de Telessaúde e/ou faça solicitação de material sobre um tema.

Por vídeo – envie sua dúvida por mensagem de texto via plataforma de telessaúde, sobre um caso clínico mais complexo que precise de uma discussão com outro profissional. Em seguida será agendada e realizada uma videoconferência.

  • Segunda Opinião Formativa (SOF)

São perguntas e respostas referentes à Atenção Primária em Saúde (APS), baseadas em boa evidência científica, que compõem um banco de dados disponível para pesquisa, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).

  • Teleducação

Ações educacionais ministradas a distância, por meio de tecnologias de informação e comunicação, como meio para apoiar a formação de trabalhadores do SUS, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. As webpalestras são planejadas a partir das necessidades identificadas pelos profissionais e ministradas por especialistas da área, dentre as atividades podem-se destacar cursos, módulos educacionais, conferências e webaulas/palestras.

As tele-educações têm o intuito de contribuir para a melhoria dos processos de trabalho e atualização dos profissionais das equipes de saúde, além de ser uma ferramenta potente para redução das barreiras geográficas, qualificando os profissionais de saúde sem afastá-los de suas atividades diárias no território.

Para ter acesso aos serviços de qualificação ofertados pelo Telessaúde Sergipe, basta acessar o site telessaude.se.gov.br .  

Contatos do Telessaúde Sergipe

  • E-mail: telessaude.se@funesa.se.gov.br
  • Telefones: (79) 3198-3811 e 3198-3812

Redes Sociais

  • Facebook: facebook.com/telessaudesergipe
  • Twitter: twitter.com/telessaudese
  • Instagram: instagram.com/telessaudese
  • Whatsapp: (79) 98862-5029

 

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD

Última atualização: 19 de outubro de 2022 12:28.




Pular para o conteúdo