Diretoria Executiva
DIRETORIA OPERACIONAL – DIROP
DIRETORIA GERAL – DIGER
DIRETORIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA – DIRAF
História
A criação da Fundação Estadual de Saúde – FUNESA, assim como outras fundações, ocorreu dentro da perspectiva de Reforma Sanitária e gerencial implementada em Sergipe e sob a ótica de que somente a administração pública direta não consegue dar as respostas que o sistema de saúde precisa. Diante da situação, buscou-se uma alternativa, dentro do próprio Estado, para tornar a administração dos serviços de saúde sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) menos burocrática e mais ágil.
As Fundações reúnem o controle e transparência do setor público e a agilidade e eficiência do privado. Esse desenho institucional rege-se pelo direito privado, mas com finalidades públicas, sem fins lucrativos, o que lhe confere a necessária autonomia administrativa, financeira e de gestão para melhor atender ao usuário do SUS.
A Funesa tem como finalidade executar ações e serviços complementares à Atenção Primária à Saúde – (APS), de atenção especializada e de vigilância em saúde, no âmbito da promoção, prevenção, cura e reabilitação da saúde coletiva e individual, de formação profissional e de educação permanente na área de saúde pública.
Nesse escopo de atuação, além de administrar os oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de gestão estadual, é a mantenedora da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe – ESP/SE, produz materiais de informação, educação e comunicação em saúde, como a Revista Sergipana de Saúde Pública (RSSP), e desenvolve ações de combate Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e diversas outras campanhas de promoção à saúde .
Missão
Produzir ações e serviços educacionais e de saúde no âmbito do SUS, com eficiência e qualidade, contribuindo para a transformação e a humanização das práticas de saúde.
Visão
Consolidar-se como uma instituição formadora e de produção de ações e serviços que seja referência nacional, construindo um novo paradigma de qualidade e eficiência no cuidado e na gestão do SUS, articulando ensino e sociedade civil.
Valores
- Agilidade na prestação de serviços;
- Transparência nos processos gerenciais e administrativos;
- Gestão democrática e participativa;
- Ousadia e inovação;
- Garantia da universalidade, igualdade, integralidade e equidade;
- Responsabilidade sócio-histórica com o SUS;
- Humanização das práticas de saúde;
- Valorização do trabalhador;
- Educação para produção de autonomia nos sujeitos;
- Respeito aos princípios das administração pública;
- Eficiência e efetividade das ações produzidas;
- Compromisso e determinação dos atores que fazem a fundação.
Legislação
Escola Pública de Saúde
A Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), criada no âmbito da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA) por meio da Lei nº 8.733, de 13 de agosto de 2020, tem como foco a qualificação e valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é promover a formação e a educação permanente, realizar pesquisas, promover a extensão, fornecer informações e documentação na área da saúde, além de desenvolver outras atividades correlatas. Busca, ainda, fomentar inovações e atualizações em produção tecnológica, integrando ensino, pesquisa e comunidade, com vistas à transformação e humanização das práticas de saúde, sempre com eficiência e qualidade, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS, visando ao fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde.
Com a criação da ESP/SE, a FUNESA passou a estar habilitada a oferecer, de forma autônoma em relação ao planejamento e à certificação, cursos técnicos, pós-técnicos, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), conforme os pressupostos da Política de Educação Permanente em Saúde e em articulação com a Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo um significativo avanço na qualificação dos trabalhadores do SUS (Sergipe 2020, Art. 3º).
A Escola realiza capacitações, cursos, oficinas, aperfeiçoamentos e ações de educação permanente, educação profissional, pós-graduação e elaboração de materiais didáticos, conforme pactuado entre a FUNESA e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Na área de Pós-Graduação e Residência, a ESP/SE propõe ofertar cursos de pós-graduação lato sensu, stricto sensu e programas de residência, além de operacionalizar processos seletivos para Residência Médica nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Neonatologia. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se as especializações lato sensu em Saúde Pública, Gestão da Educação em Saúde, Gestão Hospitalar e Vigilância e Emergência em Saúde Pública.
Organograma
Horário de Funcionamento
7h às 17h.