Centros de Especialidades Odontológicas iniciam suporte técnico-pedagógico nos municípios

Visando alinhar a gestão para melhorias do fluxo de atendimentos, a Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estaduais, administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com o suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizam, durante este mês, o Apoio Matricial, que é uma ação de retaguarda especializada que oferece suporte técnico-pedagógico às equipes de referências da Atenção Básica/Atenção Primária em Saúde responsáveis pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário. Esse Apoio é direcionado às coordenações de saúde bucal dos municípios sergipanos que possuem CEOs estaduais.

A agenda teve início nesta segunda-feira, 12, em Nossa Senhora da Glória, e segue no dia 14, em Laranjeiras; dia 19, em São Cristóvão; e dia 22, em Capela. Os municípios de Propriá e Tobias Barreto também receberão a ação, com datas a definir. Na oportunidade, participaram os profissionais dos municípios que abrangem a regional de N. Sra. da Glória, que tiveram um momento de alinhamento dos serviços, de forma a otimizar o atendimento na Atenção Especializada, ofertada pelos CEOs.

Segundo o dentista e coordenador dos CEOs estaduais, Erik Barros, é uma atividade importante para estreitar laços com as coordenações de saúde bucal do setor municipal, objetivando o nivelamento do protocolo dos serviços. “Nesse Apoio Matricial abordamos orientações por meio de palestras conduzidas pelo cirurgião bucomaxilofacial Francisco Araújo e pela endodontista Milena Nascimento, ambos dentistas do CEO de Glória. Eles discorreram sobre casos clínicos que podem ser resolvidos na Atenção Básica, com o alinhamento das ofertas de serviço, evitando encaminhamentos inadequados e minimizando a lista de espera dos Centros”, explica.

Erik Barros relata, ainda, uma das problemáticas abordadas na ação: “Um exemplo é quando um paciente chega à Unidade Básica de Saúde, necessita fazer uma extração simples e o procedimento não é realizado, mas encaminhado aos CEOs, sendo que é uma unidade de referência especializada, que executa tratamento de média complexidade. Isso pode prejudicar o fluxo e pode até superlotar a unidade”.

Para o participante Antônio Barreto Brado Júnior, cirurgião-dentista que atua em Nossa Senhora Aparecida, o Apoio Matricial contribuiu com a troca de informações e diálogo sobre as situações apresentadas. “Agradeço a Funesa e toda a equipe da saúde estadual pelo evento, que mostra a relevância dessa parceria, através das palestras contribuem para a evolução do nosso conhecimento laboral. Essa troca de experiências é fundamental para que o serviço seja mais qualificado”, ressaltou.