Odontologia Especializada: Funesa acompanha reforma do CEO de Capela e se reúne com Prefeitura de Propriá

Mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estadual está em fase de reestruturação. Neste momento, a unidade de Capela, CEO Marcelo Déda Chagas, encontra-se nas últimas etapas do processo de reforma, para então seguir com pleno funcionamento e atendimento à população. Na terça-feira, 24, a equipe da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), que administra os oito CEOs estaduais, realizou visita técnica para acompanhar o desenvolvimento do trabalho.

De acordo com a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, esse período de contagem regressiva para a finalização da reforma é muito satisfatório. “A gente fica muito feliz de ver a evolução, pois em breve vamos reentregar à população sergipana mais um CEO totalmente reformado, climatizado, com ambientação e com consultórios odontológicos extremamente qualificados, para que o acesso à população sergipana seja também melhorado, cumprindo, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado e do governador Belivaldo Chagas, no que tange o fortalecimento da Política Estadual de Atenção à Saúde Bucal, numa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde”, ressaltou.

CEO de Propriá

Ao seguir com a agenda, a equipe também se reuniu com a Prefeitura Municipal de Propriá, para avaliar e mapear um espaço que possa ser readequado para o Centro de Especialidades Odontológicas de Propriá – CEO Felipe José de Santana. Na oportunidade, o prefeito de Propriá, Dr. Valberto de Oliveira, afirmou que o trabalho realizado pela Funesa agrega bastante à gestão municipal. “Fiquei muito feliz com a visita do núcleo administrativo da Funesa, a fim de buscar um espaço para ampliar as ações em nossa cidade, no nosso regional. Só me resta torcer para que essa iniciativa comece a se materializar o mais rápido possível”, disse.
O prefeito Valberto afirma, ainda, que é muito vantajoso firmar essa parceria. “Me parece que a equipe gostou e, a partir daí, fica com a Funesa a decisão do que fará. A Fundação faz um grande trabalho no estado e, aqui em Propriá, como é uma cidade regional, não pode ficar de fora. Quero me colocar à disposição, não só de Lavínia, mas de todos que compõem a Funesa, para fazer sempre o melhor possível para Propriá”.

Para Lavínia Aragão, essa agenda é muito potente, porque cumpre com uma diretriz do governador, em relação ao fortalecimento da Política Estadual de Atenção à Saúde Bucal. “Foi uma reunião importante, com a presença do prefeito, Dr. Valberto, do secretário de Governo, Luã Vieira, e toda a sua equipe, na perspectiva de ampliar um serviço qualificado, para melhor atender a população, não apenas do município de Propriá, mas dos municípios que são referenciados para esse CEO. É mais uma etapa a ser concluída, do compromisso da reentrega de 100% dos serviços CEOs, reformados, com o maior e melhor padrão de ambiência e acolhimento, e que contribui para o acesso da população sergipana a esses serviços especializados da odontologia”, pontuou a diretora.

Ofertas

Ao todo, são oito unidades dos CEOs – localizadas em Boquim; Capela; Laranjeiras; N. Sra. da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto – que ofertam serviços de média complexidade nas áreas de Periodontia, Endodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, atendimento a pessoas com necessidades especiais, diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico do câncer de boca e cirurgia oral. Esse trabalho representa uma das frentes de atuação do ‘Brasil Sorridente’, programa federal de oferta do SUS para os cidadãos. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, geridos pela SES, por meio da Funesa, foi uma iniciativa do governo estadual para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

Além desses serviços, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o corretor diagnóstico e tratamento da saúde bucal. Se o paciente for diagnosticado com outras necessidades, a exemplo do câncer de boca ou tratamento de alta complexidade, ele é encaminhado para a rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).