Funesa recebe visita da Escola de Saúde Pública do Maranhão e apresenta estrutura organizacional

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), no âmbito da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), recebeu, nesta sexta-feira, 10, a equipe da Escola de Saúde Pública do Maranhão “Dra. Maria Nazareth Ramos de Neiva” (ESP/MA), que esteve presente para conhecer a estrutura organizacional da Fundação, além de trocar experiências. O propósito da visita surgiu do anseio da ESP do Maranhão, que é vinculada à Secretaria da Saúde do respectivo estado e possui um modelo administrativo diferente. A agenda contou com programação híbrida (presencial e virtual), com a participação da equipe da Secretaria de Saúde do Maranhão.

De acordo com a diretora da ESP/MA, Ana Lúcia Nunes, que estava acompanhada da assessoria, essa visita servirá para subsidiar a tomada de decisão do secretário, em relação à mudança de estrutura organizacional da Escola do Maranhão. “A ESP-SE foi a escola recomendada para essa troca. Vocês têm autonomia administrativa e financeira. Tem ações relacionadas a alguns serviços assistenciais e algumas ações emergentes, como a Odontologia Especializada e o carro fumacê (UBV), respectivamente. Também há as ações relacionadas à Escola: acompanhamento da formação técnica/profissional, pós-graduação, pesquisa, além de uma editora para materiais educacionais. Isso também é referência para a Escola de Saúde Pública do Maranhão. Agradecemos essa acolhida e estamos muito satisfeitos  com a estrutura que a escola de Sergipe tem, que é bastante ampla”, disse.

Na Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (Redecoesp), há a perspectiva das trocas de experiências, e a ESP-SE foi chancelada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), segundo explica a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão. “Essa visita foi organizada para a equipe conhecer de perto a experiência da Fundação. A gente já tinha aberto uma agenda virtual e, agora, a equipe veio presencialmente para realizarmos essa troca que, para nós, é muito positiva, porque também aprendemos muito coletivamente, a gente avança”.

Ainda de acordo com Lavínia, foi apresentado o conjunto de coordenações, estrutura física, organizacional, administrativa e legal da Fundação. “A ideia é que a equipe da ESP/MA amplie essa discussão junto ao gabinete do secretário, de forma que tomem as decisões necessárias em relação à implementação dessa escola que, apesar de ter dois anos, já nasceu com essa potência. É preciso implementar os processos, por isso essa troca entre as escolas nos fortalece enquanto coletivo de Escolas Estaduais de Saúde Pública”, ressaltou a diretora geral.