Servidores da Saúde discutem interprofissionalidade em pós-graduação

O curso visa a especialização de servidores públicos que atuam nos processos educacionais de saúde pública

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), realizou nos últimos, mais um ciclo de aulas da Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão da Educação em Saúde. O objetivo do curso é qualificar os profissionais para atuação no âmbito do SUS, possibilitando a implantação, implementação, execução e gerenciamento de atividades de Educação Permanente em Saúde, no território de atuação.

Com uma carga horária de 380h, o curso possui aulas mensais que são realizadas no auditório da Funesa. “O nosso objetivo é o fortalecimento da Rede Estadual de Educação Permanente em Saúde e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) em Sergipe”, explicou a coordenadora do curso de Pós-graduação, Karla Cunha. Ela informou que são 37 discentes, compondo a turma que iniciou em junho de 2023 e tem previsão de término para agosto de 2024.

“No dia 25 de outubro teremos mais uma aula e nesse componente curricular, continuaremos trabalhando o tema ‘Processo de Trabalho em Saúde e Interprofissionalidade, ministrado pela docente Rosa Maria Pinheiro Souza. O conteúdo aborda as práticas colaborativas e processos de trabalho em saúde”, comentou a coordenadora.

Interprofissionalidade

A docente Rosa Souza, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz, destacou que veio a Sergipe para ministrar uma disciplina de grande relevância na formação para a área de educação na saúde. A ideia é que a educação interprofissional na saúde, para o trabalho colaborativo, contribua para a melhoria das condições de saúde da população. Na medida em que se busca um trabalho efetivo em equipe. Esse curso tem essa proposta”, ressaltou a docente.

Para a discente do curso e coordenadora da Atenção Básica no município de São Cristóvão/SE, Daniela Pereira, o curso é extremamente importante. “É necessário estarmos em constante qualificação para levarmos novas ideias e possibilidades aos nossos municípios. Obter conhecimento sobre interprofissionalidade é de grande relevância na gestão, para uma boa execução dos trabalhos”, disse.

Desafio

A coordenadora de Educação Permanente da Funesa, Paulina Vilar, salientou que formar profissionais para atuar no Sistema de Saúde Pública sempre foi um desafio. “Estamos sempre discutindo as necessidades de aproximar a formação dos profissionais de saúde das demandas dos usuários e do sistema, e isso requer mudanças institucionais e profissionais, visto que a cada ano, temos novos profissionais com diferentes formações iniciando atuação nos vários cenários de trabalho do SUS”, destacou Paulina.

Foto e Texto: NUCOM/Funesa