População de Laranjeiras e região contam com novo Centro de Especialidades Odontológicas

Foto: Mário Sousa

Antes de ter atendimento odontológico com acompanhamento periódico, Marciela dos Santos, mãe do paciente Euclides Santos Batista, de oito anos de idade, não fazia muita ideia da importância de um tratamento adequado até ser atendida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Laranjeiras. Paciente com necessidades especiais, Euclides e a mãe são moradores de Divina Pastora, mas recebem suporte na unidade de Laranjeiras. “Se eu pudesse, eu daria nota 1.000 ao atendimento que meu filho teve e tem. Essa assistência odontológica me ajudou bastante. Me instruiu como devo cuidar da saúde bucal do meu filho e mantê-lo saudável. Os atendimentos sempre foram ótimos. Só tenho a agradecer por tudo”, conta.

Agora, Euclides e demais usuários do município de Laranjeiras e região contam com uma nova unidade de assistência odontológica. Reinaugurado nesta quinta-feira, 19, o CEO Roque Almeida de Oliveira passou por um processo de reestruturação para melhor fortalecer o serviço ofertado à população de Sergipe, qualificar o atendimento aos usuários e garantir melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde que atuam na rede. Administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os CEOs atuam com serviços odontológicos de média complexidade.

Foto: Mário Sousa

Além de prestar assistência a Laranjeiras, a unidade também atende aos municípios de Divina Pastora, Maruim, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santo Amaro e Santa Rosa de Lima. Para o governador do Estado, Belivaldo Chagas, é importante avançar com esse tipo de ação. “Sou muito grato pelo trabalho de Lavínia (Funesa), por sua competência e dedicação. É importante entregar à população um ambiente digno como esse. Porque aqui se busca um tratamento digno, não apenas em relação ao tratamento odontológico, mas chegar num ambiente bonito, organizado, faz com que todos se sintam bem. A busca constante é o cuidado com as pessoas. Quando saímos a campo,  queremos sentir o que cada um está precisando”, disse.

A obra, que teve um investimento de R$ 184.934,04, envolveu a reestruturação de um espaço com quatro consultórios totalmente equipados; recepção; sala da gerência, sala de arquivo; almoxarifado; Depósito de Materiais de Limpeza; sala de lavagem; sala de esterilização; copa; e quatro banheiros. A unidade também conta com cadeiras odontológicas com revestimento em couro de alta densidade, seladora automática, ultrassom portátil e fixo, estabilizador Godoy e aparelhos de radiografias intraorais. Já a equipe de trabalhadores possui sete cirurgiões-dentistas, seis auxiliares em Saúde Bucal, um recepcionista, um assistente administrativo, um gerente da unidade, um auxiliar em serviços gerais e um vigilante patrimonial.

Na oportunidade, o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo (Juca de Bala), destacou que o investimento feito é de grande importância para a população. “Essa política pública é de extrema importância para os mais necessitados, que não têm um dentista à disposição. É por isso que a saúde pública tem que ser olhada de uma forma diferenciada”.

Foto: Mário Sousa

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, é uma grande alegria reestruturar esse serviço. “A gente vem dinamizar, atender especialidades que não tem na rede primária. Ter esse equipamento é grandioso; é importante fortalecer essa política na Atenção Primária, que está referenciando os seus usuários. Parabenizo o governador por sempre querer avançar na Saúde. Essa é a luta, a cobrança. Temos que sempre manter a oferta dessa assistência qualificada e humanizada que a população sergipana merece”, pontuou.

A Diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, ressaltou a satisfação da reinauguração da unidade. “É um serviço referenciado, prestado com qualidade, por meio de especialistas de quadro próprio da Funesa, demonstrando compromisso do Governo do Estado com a população sergipana. O serviço de excelência que já era prestado, será ainda melhor executado. Embora seja um programa federal, mais de 85% do custo é do Estado. É prioridade do governo. É acreditando que o serviço especializado de saúde bucal pode ser prestado à população sergipana. Que continuemos nessa luta, fortalecendo o SUS que a gente tanto acredita e que mais serviços possam ser ofertados”.

No evento, também estiveram presentes: a vice-governadora Eliane Aquino; o deputado federal Fábio Reis; os deputados estaduais Luciano Bispo (presidente da Alese), Diná Almeida, Jeferson Andrade, Garibalde Mendonça e Zezinho Sobral; o prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala, e o vice-prefeito, Janio Dias; o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Anderson Lessa Siqueira; a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, dentre outros profissionais, gestores e autoridades de toda a região.

Foto: Mário Sousa

Serviços

As oito unidades dos CEOs – localizadas em Boquim; Capela; Laranjeiras; N.Sra. da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto – ofertam serviços nas áreas de periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais, e diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca. Esse trabalho representa uma das frentes de atuação do ‘Brasil Sorridente’, programa federal de oferta do SUS para os cidadãos. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados foi uma iniciativa do governo estadual para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

Além desses serviços, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal. Se o paciente for diagnosticado com necessidades de alta complexidade, ele precisa retornar à UBS ou ir diretamente à rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).

 

Mais notícias:

Última atualização: 31 de agosto de 2021 16:49.




Pular para o conteúdo