Saúde promove VII Seminário Estadual de Aleitamento Materno

O evento teve como objetivo principal divulgar informações sobre novas leis de licença maternidade e incentivar o aumento de índices de aleitamento materno

Com o intuito de incentivar o aleitamento materno, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta quinta-feira, 3, o VII Seminário Estadual de Aleitamento Materno. O evento, que faz parte da programação da campanha Agosto Dourado, teve como pauta principal a discussão sobre os direitos em relação à amamentação, que são necessários para priorizar a saúde das mães e dos seus bebês.

Atualmente, o objetivo do Estado é potencializar os índices de aleitamento materno em mais de 50% até 2025. Para isso, o diretor da Atenção Primária à Saúde da SES, Luan Araújo, abordou sobre a importância de divulgar práticas e orientações para o maior acolhimento da amamentação. “Quando reunimos os profissionais da saúde em um evento como esse, consequentemente, alertamos sobre nossos serviços no banco de leite, nas unidades primárias do estado, assim, ajudando a crescer nossos indicadores”, disse Luan.

Acesso à creche, atestados médicos, duas licenças vinculadas ao horário de trabalho, sala de apoio à amamentação no ambiente de trabalho são alguns dos direitos básicos da licença maternidade.
A médica pediatra e palestrante do seminário, Izailze Matos, explicou que o intuito do Agosto Dourado é incentivar o aumento do aleitamento materno em 30% em seis meses, pois esses índices ainda são baixos no país. “Esse ano queremos que as mães saibam as leis referentes à amamentação, para que possam reivindicar seus direitos. Temos novas perspectivas e atualizações, principalmente aumentar a disponibilidade de amamentação para as mães que tiram licença maternidade”, revelou a médica.

Por ser um tema bastante pertinente e importante para a população, os profissionais da área de saúde que estiveram presentes ficaram entusiasmados com o seminário. A enfermeira e doula da Associação Sergipana de Doulas, Juliana Gonçalves, relatou que a sua expectativa com o evento é para aprofundar sobre o assunto. “Estou aqui para conhecer as novas leis a respeito do aleitamento materno e adquirir novos conhecimentos de diferentes áreas da saúde. Além disso, acredito que com a divulgação de novas perspectivas, conseguiremos avançar no aleitamento materno aqui no estado”, respondeu a doula.

O seminário também contou com a presença dos Correios, que escolheu Sergipe entre oito estados para divulgar os três novos selos alusivos ao Agosto Dourado. A cerimônia de obliteração determinou o lançamento de 120 mil desses novos selos em todo país e tem o objetivo de incentivar a amamentação.

Funesa operacionaliza seminário

A operacionalização do evento foi da Fundação Estadual de Saúde, que funcionalizou a estrutura, criandov condições para a realização do Seminário Estadual de Aleitamento Materno.

Fotos: Flávia Pacheco

Mais notícias:

Última atualização: 4 de agosto de 2023 15:05.




Pular para o conteúdo