População de Capela e região recebe Centro de Especialidades Odontológicas reformado

Foto: Walter Sobrinho/SES

Mais um passo para a oferta de uma assistência à saúde bucal ampliada, humanizada e de excelência. Foi com esse propósito que o Governo de Sergipe, através da Secretaria Estadual da Sáude (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou nesta sexta-feira, 26, a entrega de mais um importante equipamento de saúde à população do estado do Sergipe, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Marcelo Déda Chagas, localizado no município de Capela.

Com ampliação do acesso da população sergipana à Política Estadual de Atenção Especializada à Saúde Bucal, além de melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, o CEO passou por uma reestruturação, com o investimento de R$ 490.910,11. Administrada pela Funesa, com suporte da SES, a unidade oferta serviços de média complexidade nas áreas de periodontia, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais, diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca e cirurgia oral menor. Isso potencializará a rede estadual de saúde e ampliar o acesso da população sergipana, reafirmando o compromisso do Governo e da Saúde Estadual com o fortalecimento da política estadual de saúde.

Foto: Mário Sousa

A unidade odontológica ofertará à população um serviço odontológico de qualidade, dispondo de profissionais especializados, em uma unidade com uma estrutura de ponta, com consultórios totalmente equipados e insumos suficientes para oferecer atendimento à população capelense e municípios da região: Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores e Siriri.

Com o novo prédio, a população de Capela terá mais qualidade de vida. O Centro conta com uma climatização completa, sendo um ambiente pensado não somente para o usuário do SUS (Sistema único de Saúde), mas também para os profissionais que desempenham suas funções no local.

Estrutura

A unidade de Capela conta com quatro consultórios (CEO tipo II); recepção; sala da gerência, duas salas de arquivo; almoxarifado; depósito de materiais de limpeza; sala de lavagem; sala de esterilização; copa; e quatro banheiros. O CEO também possui cadeiras odontológicas com revestimento em couro de alta densidade, seladora automática, ultrassom portátil e fixa, estabilizador Godoy, aparelhos de radiografias intra-oral, motor para instrumentação rotatório e reciprocante e Aparelho Localizador Apical Eletrônico. Já a equipe é formada por seis cirurgiões-dentistas, cinco auxiliares em Saúde Bucal, gerente, assistente administrativo, recepcionista, auxiliar em serviços gerais e vigilante patrimonial.

Foto: Mário Sousa

Ao todo, são oito unidades dos CEOs – localizadas em Boquim; Capela; Laranjeiras; N. Sra. da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto. Esse trabalho representa uma das frentes de atuação do ‘Brasil Sorridente’, programa federal de oferta do SUS para os cidadãos. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, geridos pela SES, por meio da Funesa, foi uma iniciativa do governo estadual para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

Além dos serviços especializados, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o corretor diagnóstico e tratamento da saúde bucal. Se o paciente for diagnosticado com outras necessidades, a exemplo do câncer de boca ou tratamento de alta complexidade, ele é encaminhado para a rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).

Foto: Walter Sobrinho/SES

Reformas

Em março/2022, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) José Souza (Zé Dentista), localizado no município de Nossa Senhora da Glória, a partir de um investimento de R$ 479. 094,71. Em setembro de 2021, o governo do Estado entregou a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ‘João de Andrade Garcez’ em São Cristóvão. O investimento foi na ordem de R$390.223,75. Em agosto do mesmo ano, entregou a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Roque Almeida de Oliveira, em Laranjeiras. O Centro, que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de parte dos municípios da região, foi reestruturado com investimentos na ordem de R$ 184.934,04.

Foto: Mário Sousa

Em setembro de 2021, o Governo do Estado entregou a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ‘João de Andrade Garcez’ em São Cristóvão. Em novembro/2020 foi entregue, em Simão Dias, o Centro de Especialidades Odontológicas Virgílio de Carvalho Oliveira Sobrinho, que contou com um investimento de R$ 572.319,96. O investimento foi na ordem de R$ 390.223,75. Em março de 2020, a gestão também reinaugurou o CEO Bernadino Mitidieri, em Tobias Barreto, o primeiro CEO estadual a ser reestruturado.