Saúde participa da 16ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Poço Verde

O evento ofertou promoção e prevenção a saúde. A Funesa participou na administração das carretas do homem e da mulher e no Sorrir Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou da 16ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que foi realizado na quinta-feira, 23, na cidade de Poço Verde. Foram ofertados exames e consultas nas Carretas do Homem e da Mulher, administradas pela Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), com a realização de ultrassonografias e outros procedimentos para a população local. A finalidade é desenvolver nas unidades móveis, ações integradas de promoção da saúde e prevenção de doenças, rastreamento e detecção precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres.

A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. O público-alvo foram pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos, atendidas por ordem de chegada, de acordo com a senha liberada. A média prevista é de 60 usuários, correspondendo a 240 testes rápidos.

O projeto Sorrir Sergipe, assinado pela SES, por meio da Diretoria de Atenção Especializada e em parceria com a Funesa,que administra os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), também foi disponibilizado na edição. Lá, os usuários tiveram a oportunidade de passar por avaliação e diagnóstico odontológico. Na ocasião, os pacientes também recebem kits de higiene bucal contendo escova, fio dental e creme dental, além de serem instruídos sobre a importância do cuidado com a saúde bucal.

O setor de Ações Estratégicas do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), realizou o cadastro para doador de medula óssea, com intuito de atender pacientes com leucemias que tem como única chance de cura o transplante de medula e, para isso, é preciso encontrar um doador compatível. Já o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), coletou amostras para testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege), durante o 1º e o último trimestre da gravidez.

Além dos demais serviços, a população poço-verdense, por meio do programa Opera Sergipe, pode contar com consulta com um cirurgião geral, fazer agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e realizar a marcação da data da cirurgia, no caso do paciente apto.

Texto / Ascom-SES
Imagem / Nucom-Funesa