ESP-SE representa Redecoesp no 15º Congresso Nacional da Rede Unida e discute agenda de educação permanente para o SUS

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), no âmbito da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), por meio da diretora geral, Lavínia Aragão, participou do 15º Congresso Nacional da Rede Unida, ocorrido de 16 a 19 de junho, como representante da Secretaria Executiva da Rede Colaborativa de Escolas Estaduais de Saúde Pública (REDECOESP), que faz parte do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A diretora geral esteve presente na Távola 1, que abordou o tema: “Escolas de saúde pública: qual a agenda da educação permanente para o SUS?”, na última quinta-feira, 16.

Na oportunidade, Lavínia Aragão apresentou a estrutura e funcionamento da Redecoesp, cujo portal foi lançado no último dia 07 de junho. “Tive a grande missão de representar uma produção construída por várias mãos, cabeças e corações; vários atores estratégicos capilarizados nos estados brasileiros. Ao falar da Redecoesp, faço ênfase ao seu objeto, no seu escopo da rede, pois são escolas estaduais. Portanto há um perfil específico, uma legitimidade, uma missão característica de todos nós”.

Lavínia também afirmou que “é uma missão que também me gera muita alegria, de ver esse fruto, hoje real, tão potente, contribuindo pra o dia a dia do fortalecimento do SUS, na militância diária em defesa do SUS; e não dá pra pensar na defesa do SUS sem pensar no processo permanente de qualificação desses trabalhadores que estão nos diversos cenários de prática”.

Também participaram da Távola 1, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior (SES/ES/CONASS) e Francisca Valda da Silva (CIRTH/CNS), com mediação da Mônica Durães (OPAS).

Diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão

Redecoesp

A Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (Redecoesp) tem o propósito de promover o fortalecimento da Gestão da Educação na Saúde no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), a partir da atuação sinérgica das Escolas Estaduais de Saúde Pública, no que se refere às suas dimensões técnicas, organizacionais e pedagógicas.

Para Lavínia Aragão, para além de ser uma rede colaborativa, é uma rede solidária. “É produzir sinergia, produzir encontro. Nos aproximamos muito nesse processo, nos apoiando tecnicamente, pois passamos por vários momentos com a necessidade de nos fortalecermos enquanto coletivo de escolas estaduais para que continuássemos a consolidar nossa missão diária. Nossa missão é o que nos une. Buscamos ser singulares, mas com o mesmo propósito compartilhado”, destacou.

O funcionamento da Redecoesp se dá pela participação dos dirigentes e equipes gestoras e técnicas das escolas, sob a coordenação do Conass, com a mediação de uma Secretaria Executiva. Dentre os desafios da Redecoesp está o de estabelecer uma robusta e ágil troca de conhecimentos e experiências entre as escolas e as áreas de Gestão da Educação das SES, constituindo-se como instrumento para a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas da área e fortalecimento do SUS.

Um dos desafios da Redcoesp é o de estabelecer uma robusta e ágil troca de conhecimentos e experiências entre EESP e as áreas de Gestão da Educação das SES, constituindo-se como instrumento para elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas da área e fortalecimento do SUS.