Funesa e SES realizam ação alusiva ao Dia dos Pais na Fundat

Foto: Míriam Donald

Em celebração ao Dia dos Pais, a realiza-se no domingo próximo, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira, 9, uma ação na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que envolveu os serviços de aferição de pressão e glicemia capilar, feita equipe da Funesa, além de uma palestra sobre a Saúde do Homem, ministrada pelo psicólogo e referência técnica da Saúde do Homem da SES, Demétrio dos Reis.

Na oportunidade, Demétrio abordou principalmente sobre paternidade e cuidado. Inicialmente falei sobre o autocuidado, da necessidade de entender questões que envolvem saúde física e psicológica/emocional. “Também é importante sensibilizar os homens sobre a necessidade do homem se fazer presente desde a gestação, passando pelo parto, pós-parto e cuidado com a criança em casa. O homem tem se afastado desse ambiente, desse cuidado paterno, por questões históricas e culturais, o que gera toda a responsabilidade para a mulher. Hoje, a realidade através de vivências e experiências pessoais mostra a importância dessa proximidade do pai/parceiro, durante esses períodos”, disse.

Foto: Marcela Lima/Copps

Demétrio afirmou, ainda, que é comprovado que o homem tem ganho de saúde física e psicológica ao adotar essas práticas. “A população precisa ter contato com essa mudança, a partir da consciência de igualdade de gênero. A mulher assume diferentes papéis na sociedade e ainda tem que cuidar das tarefas domésticas, enquanto o homem ainda tem a função de prover e procriar. Mas podemos e precisamos fazer mais que isso”.

De acordo com diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Arnaldo Almeida, acolher a população e funcionários na ação foi muito positiva, pois como a Fundat faz o trabalho de formalização e capacitação, além de encaminhamentos para os empregos, é necessário preservar a saúde e o bem-estar. “Agradecemos a presença da equipe da saúde do Estado, principalmente na véspera do Dia dos Pais, para que eles estejam com a saúde em dia e busquem esse autocuidado. Foi maravilhoso ter esse atendimento junto à apresentação cultural de Chorinho”, destacou.

Foto: Míriam Donald

A diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna Rezende, ressaltou que a Fundat tem adotado algumas ações, tentando aprimorar cada vez mais os serviços. “Uma delas é o projeto ‘Fundat em Ação’, fruto de uma reflexão de vários profissionais, na tentativa de levar conhecimento à população que procura nossos serviços. À medida que aguardam atendimento, buscando qualificação ou vaga no mercado de trabalho, oferecemos um bate-papo e atividades práticas com o usuário, visando a conscientização. Então nesse mês, em alusão ao Dia dos Pais, buscamos essa parceria com a Funesa e a SES, que prontamente aceitou. Agradecemos, com muita satisfação essa parceria”.

Para a enfermeira e referência técnica da Coordenação de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa (Copps), Ana Lúcia Sousa, a maioria da população, bem como os funcionários da Fundat, estavam cientes da importância de manter cuidados com a saúde. “Orientamos essas pessoas, em caso de alteração dos valores da pressão ou glicemia, que busquem a unidade de saúde mais próxima da residência, para ter esse acompanhamento de prevenção à saúde”, pontuou.