Saúde realiza blitz educativa em alusão à Semana Nacional do Trânsito

As ações de conscientização foram realizadas nos municípios de Lagarto e Aracaju

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou, nos dias 19 e 20, duas blitze educativas em alusão à Semana Nacional do Trânsito. A primeira ação ocorreu no município de Lagarto e a segunda foi realizada em Aracaju. Ambas tiveram como objetivo conscientizar motoristas e pedestres para a importância de um trânsito seguro por meio da mudança de comportamentos que garantem o respeito à vida.

As blitze educativas apoiam a Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema: “No trânsito, escolha a vida” e subtema, “Nós somos o trânsito”. A campanha chama atenção para o alto índice de acidentes que resultam, em sua maioria, em mortes e feridos que sobrecarregam as unidades de urgência e emergência do sistema de saúde.

A ação realizada em Aracaju nesta quarta-feira, 20, contou com simulação de acidente e atendimento pela motolância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). “O trabalho envolve não só o Samu 192 Sergipe, mas outros órgãos, uma vez que entendemos que uma ação em conjunto nos ajuda no nosso propósito que é conscientizar a população, para mostrar para todos que nós mesmos somos responsáveis pelo trânsito”, frisou o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Kelson Rosário.

Para trabalhar a sensibilização nos territórios de Lagarto e Aracaju, a SES contou com apoio do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (Dttu), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Companhia de Polícia de Trânsito (CPtran), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Segundo a referência técnica em Vigilância Epidemiológica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva/SES), Alexandra Pacheco, a ação contou com abordagem corpo a corpo de condutores e pedestres no semáforo, visando um breve bate-papo com orientações sobre segurança no trânsito e entrega de material informativo e educativo do trânsito. “É uma agenda de educação em saúde para a prevenção de acidentes de trânsito, que surge para levar a discussão para a comunidade e promover a conscientização. O nosso objetivo é a redução de lesões e mortes por acidentes de trânsito”, explicou.

A população aprovou a iniciativa da ação que visa reduzir as mortes por acidentes de trânsito. “É muito importante alertar as pessoas a seguir as regras do trânsito, evitando acidentes mais graves. É preciso organização, mas as pessoas devem se consciencializar e seguir as regras. O uso do capacete com viseira, por exemplo, é de extrema importância. Eu estava sem a viseira, agora, já vou usar constantemente”, disse a funcionária pública, Michele Silva.

Transporte terrestre

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a editora da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Vigilância em Saúde de Sergipe, lançou o Boletim de Acidentes de transporte terrestre em Sergipe: Análise da Morbimortalidade de 2008 a 2022.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, esse é o primeiro boletim que traz análise de importantes problemas de saúde pública. “Esse primeiro volume traz a análise e aborda o comportamento dos acidentes de trânsito terrestre, sobre duas perspectivas, as internações e os óbitos nos últimos 15 anos, identificando as principais tendências. A publicação traz também detalhamento das tendências nas regiões de saúde e os dados municipais”, abordou o diretor.

Fotos: Flávia Pacheco Nucom Funesa