Dia Mundial do Dentista: CEOs estaduais contam com atendimento de 50 profissionais

Neste 3 de outubro, Dia Mundial do Dentista, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estaduais, administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), trabalham para proporcionar melhorias das sete unidades que atendem os 74 municípios sergipanos, por meio de investimentos em infraestrutura, ampliação do atendimento e qualificação dos serviços ofertados. Para alcançar esse objetivo, é necessário o empenho dos protagonistas desse serviço de média complexidade, ofertado gratuitamente à população. De janeiro a agosto de 2019, quase 10 mil usuários foram atendidos, sendo mais de 31 mil procedimentos realizados. Ao todo, os CEOs possuem o número de 50 cirurgiões-dentistas atuantes.

Para a cirurgiã-dentista e gerente do CEO Marcelo Déda Chagas – unidade de Capela, Lorena Carvalho, o profissional dentista que atua no serviço público agrega valor na saúde bucal coletiva, fazendo parte de uma equipe multidisciplinar, planejando e fortalecendo ações comunitárias, desenvolvendo atividades não só de maneira reparadora, mas fundamentalmente na promoção, prevenção e educação em saúde bucal que contemplem simultaneamente a saúde de forma integral individual e coletiva. “Os serviços prestados pelos Centros de Especialidades Odontológicas é de fundamental importância para população, pois funciona de forma complementar à Atenção Básica e realizando procedimentos mais complexos, de competência da rede especializada, visto que todos os dentistas são especialistas, o que garante um tratamento mais individualizado”, ressaltou.

O coordenador dos CEOs estaduais, Erik Barros, informa que o trabalho ofertado pelos cirurgiões-dentistas nos Centros busca otimizar as condições de saúde bucal da população e ampliar o acesso coletivo às ações, além de contribuir com os demais profissionais de saúde para aprimorar os indicadores epidemiológicos, combatendo a exclusão social e concedendo saúde integral aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Os serviços dos CEOs são realizados por meio de referência (encaminhamento) e contra-referência (reencaminhamento), quando o paciente primeiro é acolhido pela atenção básica (baixa complexidade) e, caso necessite de um procedimento complexo, como um tratamento de canal, aumento de coroa clínica e/ou extração de dentes inclusos, o mesmo deve ser encaminhado para as unidades do CEOs, onde será acolhido pela equipe especializada, que executará o tratamento a fim de restabelecer as condições bucais, beneficiando a população assistenciada, de forma integral e universal”, explica Erik.

Serviços

Os serviços ofertados nos CEOs envolvem as áreas de Periodontia, Endodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico do câncer de boca. Esse trabalho representa uma das frentes de atuação do ‘Brasil Sorridente’, programa federal de oferta do SUS para os cidadãos. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, geridos pela SES, por meio da Funesa, foi uma iniciativa do Estado para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

As unidades dos CEOs também proporcionam atendimento de media complexidade em cirurgia oral. Além disso, contam também com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o corretor diagnóstico e tratamento da saúde bucal. Se o paciente for diagnosticado com outras necessidades, a exemplo do câncer de boca ou tratamento de alta complexidade, ele é encaminhado para a rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).

Mais notícias:

Última atualização: 3 de outubro de 2019 18:54.




Pular para o conteúdo