ESP/SE participa de seminário de boas práticas

O evento discutiu educação permanente com os usuários, gestores e trabalhadores do SUS

Através da Escola de Saúde Pública (ESP/SE), a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), participou na última sexta-feira, 28, do II Seminário de Boas Práticas no SUS de São Cristóvão. O evento foi destinado a Instituições de Ensino Superior, usuários, trabalhadores, gestores do SUS, visando a elaboração do Plano de Educação Permanente em Saúde (EPS) daquele município.

A superintendente da ESP/SE, Daniele Travassos, explica que o seminário propôs estimular e fortalecer a qualificação dos trabalhadores, considerando os princípios e diretrizes do SUS. “Enquanto instituição, que cumpre um papel essencial perante a sociedade, a Escola de Saúde Pública trabalha para a formação estratégica dos quadros de trabalhadores do SUS Sergipe. Nesse evento, a ESP/SE, buscou contribuir com a reflexão da realidade local junto aos atores do nosso sistema”, disse.

Ela ressaltou que o evento mobilizou 300 participantes, incluindo usuários, trabalhadores, gestores do SUS e Instituições de Ensino Superior. Daniele esclareceu ainda, que a Escola de Saúde Pública integra o Sistema de Ensino do Estado de Sergipe e tem por finalidade a formação dos gestores e trabalhadores do SUS, em articulação com as Redes Estadual e Municipais de Saúde.

Educação permanente promove transformações

“Devemos ressaltar que a Funesa, por meio da ESP/SE, configura-se como uma estrutura capaz de consolidar no estado a política de educação permanente, para promover as transformações necessárias nos territórios, a fim de se viabilizar uma saúde de qualidade aos usuários”, explicou Daniele.

De acordo com a superintendente, a participação da Funesa nesse processo, através da ESP, é de grande importância para proporcionar uma compreensão da realidade local e das demandas. “A partir desse ponto, a Escola poderá mapear e ofertar futuramente melhor atendimento para a região”, observou a superintendente da ESP/SE.

Segundo Emily Regina Martins, diretora de gestão na Saúde Pública de São Cristóvão, é de grande importância desenvolver o trabalho aprofundando na educação permanente e buscar sempre se capacitar, para oferecer o melhor serviço à população.

Para a trabalhadora Duani Marcele, que atua na vigilância epidemiológica, é prioridade discutir com os profissionais sobre como melhorar os serviços, para que a população seja melhor atendida através das boas práticas.

Texto: Funesa/Nucom

Foto: Funesa/Nucom