Saúde Estadual faz cessão de equipamentos para Conselho Estadual de Saúde

Foto: Flávia Pacheco/SES

A fim de investir na estrutura física do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, além de otimizar a execução de atividades e ações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) firmaram, nesta terça-feira, 02, um termo de cessão de uso de equipamentos audiovisuais para o Conselho Estadual de Saúde. O subsídio de cerca de R$ 31 mil em equipamentos envolve dois projetores de vídeo/imagens tipo datashow, uma TV smart, uma câmera fotográfica digital, dois pedestais, dois gravadores de voz, sete suportes para banner e dois notebooks. A pactuação do termo ocorreu durante a reunião ordinária do Conselho.

Para a secretária de Estado da Saúde, a cessão desses equipamentos audiovisuais devem fortalecer o trabalho do Conselho Estadual de Saúde, que estão trabalhando diretamente com os municípios, capacitando-os. “A cessão desses equipamentos é de fundamental importância porque auxilia no fortalecimento e desenvolvimento dos Conselhos Municipais e Regionais de Saúde para realizar webconferências, registros fotográficos e outros serviços. Todo esse equipamento ajuda nesse trabalho”, afirmou.

Foto: Flávia Pacheco/SES

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Gomes, ressaltou que a parceria foi muito importante e necessária. “A Funesa é uma Escola de Saúde Pública respeitada no país e tem atenção e respeito com o controle social. Esses equipamentos já eram solicitados há um tempo e essa gestão conseguiu nos ofertar. Estamos gratos e honrados com o desempenho e compromisso da Funesa”.

De acordo com a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, a Funesa tem um papel estratégico no fortalecimento do controle social no SUS Sergipe, “pois foi através da Fundação que esses equipamentos foram adquiridos, com a interveniência da Secretaria de Estado da Saúde. Esses equipamentos vão contribuir na medida que vão fortalecer os conselhos de saúde. Estamos felizes por atender a um pleito antigo do controle social e reforçando um compromisso do Governo do Estado, por meio desses recursos que serão amplamente utilizados”, pontuou.