Mostra do Conass: Escola de Saúde Pública/Funesa ressalta a importância do Monitora Covid-19

Desde o final de abril/2020, durante a pandemia do novo coronavírus/covid-19 no Brasil, o aplicativo Monitora Covid-19 atua no enfrentamento ao coronavírus, por meio do teleatedimento e telemonitoramento de médicos e enfermeiros, com orientações a pessoas com casos suspeitos e confirmados para saberem como agir diante da situação. Até o momento, o serviço realizou mais de 75.400 mil atendimentos e registrou mais de 16 mil downloads. Viabilizada pelo Consórcio Nordeste e promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a plataforma é operacionalizada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através do Núcleo Telessaúde Sergipe.

O trabalho do Monitora Covid-19 foi selecionado para apresentação na Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Tempos de Pandemia: experiências dos(as) trabalhadores(as) do SUS no enfrentamento à Covid-19, realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), de 30 de novembro a 02 de dezembro. Com o tema “A importância do teleatendimento como ferramenta de monitoramento de pacientes suspeitos e confirmados para a covid-19, no estado de Sergipe”, a coordenadora de Tecnologias Aplicadas à Educação em Saúde, Eneida Ferreira, explanou sobre esse modelo ofertado à população por meio do SUS.

De acordo com Eneida, em um primeiro momento foi desafiador devido à demanda de conformação de equipe e de construção de fluxos e processos de trabalho, mas também pela necessidade de aprender sobre a doença para poder melhor orientar os usuários do serviço. “Além de estudarem para acolher cada usuário do serviço, os prossionais passaram a aprender com essas demandas, que compartilhadas em reuniões periódicas de atualização, retroalimentavam e qualificavam os atendimentos seguintes. Numa demonstração uníssona de gestores, trabalhadores e usuários da qualidade e potencia que foi essa ferramenta de orientação baseada nas melhores evidências. Motivo pelo qual temos registros de muitos elogios”, explicou.

A coordenadora também ressaltou a importância da plataforma para a saúde pública. “Se fazer presente mesmo estando em espaços físicos diferentes, acolher de forma humanizada em cada atendimento, garantir o isolamento seguro e encaminhar quando necessário a unidade de saúde mais próxima foram os objetivos que motivaram o Governo do Estado, SES, Funesa e Telessaúde no enfrentamento da pandemia e cuidar cada vez mais dos sergipanos”. Pra ela, apresentar a experienca exitosa de Sergipe, ao compartilhar no cenário nacional, pela importância e visibilidade do evento permite “desmistificar o uso da tecnolgia aplicada à Saúde, além de motivar a conformação de novas formas de cuidado em saúde”, afirmou a coordenadora.

Estratégias de enfrentamento

O Monitora Covid-19 também atua com estratégias, como usar dados de sintomas com mapas de calor para, na insuficiência de testes, e combinar essas informações para diagnóstico e intervenção territorial. Com a sala de situação, esses dados são integrados para gerar análises. Quanto aos mapas de calor, é possível ver em quais os territórios estão os casos sintomáticos, para auxiliar na atuação da Vigilância. Dessa forma, realiza-se análise comparativa dos principais indicadores, utilizando os recursos já existentes na aplicação e os dados já disponíveis.

A estratégia da integração dos sistemas de dados da Atenção Primária com o Monitora Covid-19 subsidia o uso em outros níveis de Atenção. O sistema permite acesso ao Registro Eletrônico de Saúde (RES) para relacionar os dados da APS com o do aplicativo, além de ser consultado em qualquer ponto da rede que o estado desejar. O profissional da equipe de Saúde da Família do município poderá identificar se na respectiva área há pessoas com sintomas e como a equipe pode atuar integrada no território, com a Vigilância local.