Funesa participa de reunião nacional sobre pesquisa odontológica

O evento aconteceu em Teresina, onde foram apresentados estudos e ações realizadas nos CEOs estaduais

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), participou da XXIV Reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO), realizada em Teresina, no Piauí. O evento objetivou promover a integração e o compartilhamento de informações atualizadas e dados da pesquisa entre discentes e docentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área de Odontologia e afins, para discutir temas atuais que impactam na sociedade.

A reunião nacional ocorreu em três dias, de 15 a 17 de novembro, e contou com a presença da odontóloga Reguladora dos Centros de Especialidades Odontológicas Estaduais (CEOs), Graziane Ribeiro Couto e da apoiadora Operacional, Cláudia Lisboa Rodrigues.

“Pudemos conhecer as atualizações na área da odontologia, tendo como base as melhores evidências científicas e assim, trazer e colocar em prática, no âmbito da odontologia sergipana, essas inovações, especificamente para os Centro de Especialidades Odontológicas Estaduais”, disse Graziane Ribeiro.

Educação permanente

A reguladora do CEOs Estaduais apresentou durante o evento, as ações de educação permanente, que são desenvolvidas pela Fundação, para a gerência dos CEOs de Gestão Estadual. Além disso, ela ressaltou que a reunião promoveu o compartilhamento de novos conhecimentos e informações, que irão contribuir para novas oportunidades de parcerias, com vistas ao desenvolvimento das ações e serviços de saúde institucional.

Graziane informou que foram apresentados dois trabalhos: um deles ‘A importância da educação permanente em saúde na qualificação dos processos de trabalho dos gerentes dos Centros de Especialidades Odontológicas de Sergipe’. “Esse trabalho foi apresentado na forma de painel e divulgou a ação de educação permanente, que é extremamente necessária para a atualização profissional dos gerentes dos CEOs, no sentido de se tornarem multiplicadores dessas práticas nos centros especializados”., disse.

O outro trabalho apresentado, na categoria tema livre, foi: ‘Qualidade de vida e satisfação de cuidadores de pessoas com deficiência (PcD), sobre serviços especializados em odontologia’. “A pesquisa foi realizada no CEO de São Cristóvão, por acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob a orientação da professora doutora, Regiane Cristina do Amaral e como resultado, essa pesquisa demonstrou que PcD e seus cuidadores estão satisfeitos com o atendimento odontológico oferecido pela equipe de saúde bucal do CEO de São Cristóvão”, pontuou Graziane.

Participaram também do evento, discentes e docentes de Graduação e Pós-Graduação, pesquisadores e profissionais da área de Odontologia e afins, para discutir temas atuais que impactam na sociedade.

Texto / Nucom – Funesa
Imagem / Arquivo Pessoal