Programa Bolsa Família nas condicionalidades de saúde é tema de webinário estadual

A fim de capacitar gestores, coordenadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), técnicos digitadores do Programa Bolsa Família Saúde, e interessados, acerca do Programa Bolsa Família Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de  Saúde (Funesa), realizou, nesta quinta-feira (08), o “Webinário Sergipe – Encontro Estadual Condicionalidades do PBF Saúde 2021”. A ação teve a participação de 42 municípios sergipanos.

O conteúdo do webinário abordou esclarecimentos sobre o Ofício Circular 6/2021 – Acompanhamento condicionalidades na primeira vigência 2021; acesso e cadastro no e-Gestor AB; funcionalidades do sistema PBF e perfil de acesso; mapas de acompanhamento e tabelas de motivos; como gerenciar estabelecimentos e fazer suas vinculações no PBF Saúde; atenção aos indivíduos/famílias aldeadas e quilombolas; acompanhamento do público obrigatório – gestantes e crianças, e registro de gravidez; concessão do BVG; e-SUS AB e migração de dados; integração de sistemas e migração de dados; e acesso a relatórios, documentos disponíveis no sistema e tutorial.

A apresentação foi mediada pelo nutricionista e referência técnica em Alimentação e Nutrição da SES e coordenador do PBF Saúde Estadual, Ronaldo Cruz. Na oportunidade, a nutricionista e consultora técnica do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Ludimyla Rodrigues, discorreu sobre aspectos importantes do conteúdo, como o público acompanhado, o período de registro x período de acompanhamento, possibilidades de cadastramento, funções do sistema, e o passo a passo para a utilização dos sistemas que envolvem o PBF.

De acordo com a gerente de Crônicas e Promoção à Saúde da SES, Lia Marina Silva Almeida, as condicionalidades da saúde possibilitam às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, a oportunidade de receberem serviços básicos na esfera da saúde. “É um programa que está incluso na Política de Promoção à Saúde. Através dele podemos, inclusive, facilitar o acesso do usuário às Unidades Básicas de Saúde. As condicionalidades que as famílias devem cumprir são o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil pela vigilância nutricional, a vacinação para crianças menores de sete anos, e a assistência pré-natal e pós-parto”, explicou.

Durante a programação, também foi apresentado o relatório situacional e resultados do acompanhamento pelos municípios sergipanos, na gestão das condicionalidades do programa na 1ª e 2ª vigências de 2020. Lia Marina destacou que o webinário foi fundamental para esclarecer dúvidas e orientar os municípios, principalmente em relação ao sistema de gestão do PBF e no e-Gestor, bem como as funcionalidades e aspectos operacionais do PBF. “O evento foi de suma importância, pois precisamos estreitar laços entre os entes municipais, estaduais e federal, além de fortalecer a gestão quanto ao papel estratégico do PBF e suas implicações nos indicadores morbimortalidade materno-infantil”.

Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda criado para beneficiar famílias em condição de pobreza e de extrema pobreza, e tem como objetivo combater a fome; promover a segurança alimentar e nutricional das famílias; promover o acesso aos serviços públicos, em especial os de saúde, educação e assistência social; apoiar o desenvolvimento das famílias; e incentivar órgãos do poder público para criar possibilidades de emancipação dos grupos familiares.

Mais notícias:

Última atualização: 9 de abril de 2021 23:02.




Pular para o conteúdo