Webpalestra discute “Atenção ao Puerpério com abordagem no abortamento”

Seguindo a programação do Ciclo de Webpalestras Saúde da Mulher – Qualificação em Saúde Sexual e Reprodutiva, o Núcleo Telessaúde Sergipe, administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou, nesta terça-feira, 20, o Módulo 4 das videoaulas, que discorreu sobre o tema “Atenção ao puerpério, com abordagem no abortamento”. Com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, representada pela referência técnica da área da Saúde da Mulher, Rita Bittencourt, que contribui para o fortalecer o conhecimento dos profissionais de saúde da Atenção Primária.

Ministrado pela enfermeira Marta Rocha, a palestra tratou sobre o cuidado com a puérpera, no período que compreende a fase pós-parto, momento que a mulher passa por grandes alterações físicas, hormonais e psíquicas, até que retorne ao seu estado anterior à sua gravidez. “É importante ressaltar que boa parte das situações de morbidade e mortalidade materna e neonatal acontecem na primeira semana após o parto. O retorno dessa mulher e seu bebê ao serviço de saúde deve acontecer logo nesse período. Durante esse período, é de extrema importância avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido; orientar e apoiar a família para a amamentação; orientar os cuidados básicos com o recém-nascido; avaliar a interação da mãe com o recém-nascido; identificar situações de risco ou intercorrências e conduzi-las; orientar o planejamento familiar”, explicou.

A Tele-educação é uma ação de Educação Permanente em Saúde que acontece à distância, em formato de webpalestra com temas pertinentes à APS, direcionadas a profissionais de saúde que podem aprimorar o conhecimento com o auxílio de um especialista. Ao abordar conteúdos voltados à saúde da mulher, essa ação busca fortalecer as habilidades e conhecimentos dos profissionais de saúde e a qualificação do cuidado na atenção às usuárias do SUS. Dessa forma, os trabalhadores podem contribuir para o cuidado no território.

A ferramenta da webpalestra pode se aproximar de todos os servidores da Atenção Básica. O objetivo é proporcionar maior abrangência e captação de pessoas possíveis, sem a necessidade de deslocamento para outros lugares, o que ocasionaria em um público limitado por questões de logística. O Ciclo é ofertado em sete módulos com duração de 1h30min, sendo dois módulos por mês, de 15 em 15 dias. O terceiro módulo aconteceu no último dia 6, cuja temática foi “Aspectos legais e direitos na gestação”, ministrada pela advogada Valdilene Martins. O quinto módulo acontecerá no dia 03 de dezembro, com o tema “IST/Aids destacando a Sífilis na gestação”, com webpalestra a ser conduzida pelo médico Marco Aurélio e o gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana.

Saúde Sexual e Reprodutiva

A Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva (SSSR) é questão de preocupação global, uma vez que se trata de um tema que envolve questões de direitos humanos e saúde. Seu impacto ultrapassa o indivíduo, família e sociedade (COOK; DICKENS; FATALLA, 2003). Razão pela qual discutir os direitos à SSSR está na pauta de discussão, tomando por base as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).

A proposta é aprofundar o diálogo com os profissionais de saúde para promover um aumento dos serviços de Atenção Primária, qualificados, para abordagem à SSSR, considerando a singularidade e a diversidade de adolescentes, mulheres, homens, pessoas idosas e pessoas com deficiência, como também fomentar a necessidade de corresponsabilização dos homens.

 

Mais notícias:

Última atualização: 21 de novembro de 2019 15:56.




Pular para o conteúdo