SES e Funesa realizam Mostra Sergipana de Práticas Integrativas na Atenção Primária à Saúde

Dar ênfase à importância para o cuidado em saúde e promoção à saúde por métodos terapêuticos e recursos naturais. Esse é o principal objetivo da Mostra Sergipana de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde, a relizar-se nesta terça-feira, 30, das 8h às 16h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação, que é uma parceria da SES com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da cordenação de Educação Permanente em Saúde e Pós-Graduação (COEPG), busca, ainda, trocar experiências com os gestores dos municípios que tenham as Práticas ofertadas pelo SUS. As incrições e demais informações devem ser realizadas através do e-mail: glaudenilson.jose@saude.se.gov.br.

Apesar do avanço da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) na última década, continua sendo condição fundamental, para a sua efetiva implantação, estimular a política nos territórios e espaços de fortalecimento do debate sobre as práticas. Dessa forma, o Governo de Sergipe tem estimulado a adoção dessas práticas no SUS, com base na PNPIC, que atende, sobretudo, à necessidade de conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios, entre as quais destacam-se a Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, Aromaterapia, Dança Circular, Fitoterapia, Homeopatia, Reiki, Meditação, Musicoterapia, entre outras.

De acordo com Glaudenilson José, referência técnica para as Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária da SES, o evento é uma orientação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas, e busca densenvolver ações nos estados que possam dar visibilidade às Práticas Integrativas, bem como evidenciar o Dia Nacional da Práticas Integrativas e Complementares, celebrado em 8 de maio. Além disso, é uma oportunidade de gestores e trabalhadores de saúde refletirem a respeito de como essas ofertas podem ser melhoradas e qual o efeito que isso gera na população, fazendo a união entre o saber científico e o saber popular.

“Estamos desenvolvendo essa Mostra como uma oportunidade dos municípios apresentarem suas experiências exitosas sobre essa oferta, com a troca de conhecimento, além de termos uma noção de como está o desenvolvimento dessas ações no território sergipano. É importante ressaltar que as PICs são modalidades terapêuticas inseridas no SUS, que têm como finalidade a promoção da saúde e prevenção de agravos, utilizando recursos naturais e de baixo custo, para que sejam mais acessíveis à população. Nossa expectativa é despertar a atenção dos profissionais de saúde que atuam com as Práticas nos municípios, para que façam uma reflexão de como está o desenvolvimento dessas ofertas”, destacou Glaudenilson.

As referências pedagógicas da Coordenação de Educação Permanente da Funesa, Maria Gorete da Rocha e Flávia Matos, explicam que essa é a última etapa do projeto. “O projeto aconteceu na Região de Nossa Senhora da Glória, envolvendo os nove municípios que a compõem a região – Canindé do São Francisco, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha –, com o objetivo de qualificar profissionais para o uso seguro e eficaz de plantas medicinais e fitoterápicas na Atenção Primária. Assim, a Mostra, etapa final, foi pensada para sensibilizar e mobilizar gestores e trabalhadores, no âmbito estadual, para a importância das Práticas Integrativas e Complementares no cuidado em saúde, estimulando-os para o debate, vivências e trocas de experiências”.

Práticas Integrativas e Complementares

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Primária, principal porta de entrada para o SUS.

Ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, a PNIPIC contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS. Assim, considerando o indivíduo na sua integralidade e singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde, a Política corrobora para a integralidade da Atenção à Saúde, princípio que também requer a interação das ações e serviços existentes no SUS. Estudos têm demonstrado que tais abordagens contribuem para a ampliação da co-responsabilidade dos indivíduos pela saúde, contribuindo para o aumento do exercício da cidadania.