Centro de Especialidades Odontológicas de São Cristóvão é reinaugurado pela Saúde Estadual

Foto: Arthuro Paganini

Para qualificar o atendimento à população de São Cristóvão e municípios da região, a nova unidade estadual do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) João de Andrade Garcez foi reinaugurado na segunda-feira, 24, pelo Governo de Sergipe. Administrada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade, que tem 10 anos de funcionamento, passou por processo de reestruturação, com investimento de mais de R$ R$390.223,75. Oferta do SUS para os cidadãos, através do programa federal Brasil Sorridente, as unidades estaduais dos CEOs atuam com serviços odontológicos de média complexidade.

A fim de aprimorar a estrutura, fortalecer o serviço ofertado à população de Sergipe e atendimento aos usuários, a reforma também garante melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde que atuam na rede. Além de São Cristóvão, o CEO João de Andrade Garcez atende aos municípios de Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Malhador, Moita Bonita e Ribeirópolis.

De acordo com a odontóloga periodontista da unidade, Maria Luiza Souto, é uma grande satisfação trabalhar no Centro de Especialidades Odontológicas/Funesa, “e saber que o SUS é capaz de fornecer um serviço de qualidade às pessoas, com profissionais capacitados, e agora com essa estrutura maravilhosa. Ressalto que é um orgulho trabalhar no SUS. Com essa estrutura nova, de qualidade, conseguimos desenvolver um trabalho digno. Há novos instrumentos, novas cadeiras, com conforto para os pacientes, uma recepção climatizada. Isso só melhora o nosso serviço”, destacou.

Foto: Arthuro Paganini

Representando o governador do Estado, Belivaldo Chagas, o secretário de Estado Geral de Governo, José Carlos Felizola Soares Filho ressaltou a importância de entregar mais um equipamento do SUS, pois toda obra social não pode ser vista através de números, mas pela necessidade da ação. “Aqui serão atendidas crianças portadoras de necessidades especiais, independente da natureza, além de atender diversos municípios da região”.

Ainda de acordo com o secretário Felizola, “ofertar dignidade para as pessoas nos deixa felizes. Vale ressaltar que o Governo de Sergipe investe em infraestruturas diversas. Pensa no ser humano, no social, em todos os sergipanos. É um orgulho muito grande para todos nós, que fazemos parte do Governo, saber que o cidadão que depende do serviço gratuito, pode encontrar um serviço de qualidade, também encontrado em clínicas privadas. É pra isso que o Governo trabalha e os impostos são aplicados”, pontuou.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, ressaltou a satisfação em ver um equipamento ser ressignificado, que atende a uma demanda, de acordo com o que o SUS Sergipe está priorizando: uma oferta de qualidade, humanizada, com o conforto e o suporte necessário à população. “O CEO mostra essa representação. A mudança da ambiência, o zelo que é visto nesse serviço, é uma grande alegria. A missão da Saúde não é simples, não é fácil, é desafiadora. E vemos que, em meio à pandemia, continuamos dando continuidade à assistência. A gestão do Governo não se resumiu ao enfrentamento à pandemia. Estamos enfrentando, com muita maestria, junto aos líderes municipais, e conseguindo positivamente no cenário da pandemia. Que a gente continue. Aqui, como toda a nossa rede, as pessoas com necessidades especiais recebem um olhar diferenciado. Parabenizo a Funesa por esse excelente trabalho que vem desenvolvendo”.

Foto: Arthuro Paganini

Representando o prefeito de São Cristóvão, a secretária Municipal de Saúde, Fernanda Santana, falou que o CEO consegue estender esse cuidado e fazer com que a saúde seja ofertada à população de forma a suprir suas necessidades. “Trabalhamos por um SUS de qualidade, forte, independente de onde a população esteja. É muito importante priorizar equipamentos como esse. Agradeço ao Governo do Estado e destaco o trabalho da secretária, que deu outra cara, outro movimento à política de saúde no estado de Sergipe”, disse.

A secretária municipal também enfatizou a relevância de um trabalho conjunto. “Sabemos que o SUS tem uma organização própria, que fala das obrigações de cada ente federado e, dentro dessas obrigações, a forma como o SUS atua. Portanto, na rede de atenção, esse é um serviço extremamente importante que garante a integralidade da assistência. No que compete aos municípios, acolhemos, fazemos o atendimento primário, a partir das equipes de saúde bucal, mas se o CEO não existisse, seria limitado”.

Estrutura

Foto: Arthuro Paganini

A unidade de São Cristóvão conta com sete consultórios totalmente equipados; recepção; sala da gerência, duas salas de arquivo; almoxarifado; depósito de materiais de limpeza; sala de lavagem; sala de esterilização; copa; e seis banheiros. O CEO também possui cadeiras odontológicas com revestimento em couro de alta densidade, seladora automática, ultrassom portátil e fixa, estabilizador Godoy, aparelhos de radiografias intra-oral, motor para instrumentação rotatório e reciprocante e Aparelho Localizador Apical Eletrônico.

Os filhos do homenageado que dá nome ao CEO João de Andrade Garcez, João Garcez Filho e Álvaro Garcez, também prestigiaram o evento. Ao lembrar o legado do pai, odontólogo, João Garcez Filho falou que a unidade é uma grande surpresa. “Esse centro tem muito a cara do nosso pai, sobretudo pelo Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, que sempre foi uma luta dele. Pra quem não o conhece, ele foi um dentista que atuou por mais de 50 anos no Hospital Cirurgia, além do próprio consultório e um período no Estado. Mas o que marca é sua doação aos pacientes com baixo poder aquisitivo, que precisam desse apoio. Então é uma grande alegria vê-lo novamente homenageado e saber que seu sonho se faz presente”, declarou

Foto: Arthuro Paganini

Já a equipe de trabalhadores possui 13 cirurgiões-dentistas, nove auxiliares em Saúde Bucal, dois assistentes administrativos, dois auxiliares em Serviços Gerais e um vigilante patrimonial. Entre os serviços de atenção especializada estão: Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais; Diagnóstico Bucal; Periodontia; Endodontia; Cirurgia; Traumatologia Bucomaxilofacial e Prótese. Para os usuários que estão em tratamento odontológico nos CEOs, também são ofertados exames complementares, como: radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal.

Para a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, afirmou que é um momento muito feliz reentegrar esse serviço à população, após uma grande reforma na estrutura física, de um serviço já prestado com excelência, porque é um compromisso do governo estadual. “A gente sabe que a saúde começa pela boca, que odontologia básica é garantia da rede municipal e que o Governo de Sergipe entendeu que precisava ampliar. O Governo tem acreditado tanto no fortalecimento dessa política, que não só está abrindo novos serviços, mas melhorado os que já existem, com o objetivo de continuar implementando essas ofertas”, afirmou.

Foto: Arthuro Paganini

A diretora também destacou que “esse serviço foi totalmente reformado, o que garante uma melhor atenção aos usuários, além de atender a alguns pleitos dos profissionais de saúde que aqui atuam, como a reestruturação dos espaços e equipamentos odontológicos para garantir todo o respeito e dignidade nesse atendimento. Isso mostra que o SUS estadual está fortalecido, pois o Governo acredita e investe, com mais de 80% do custeio”.

No evento também estiveram presentes: a superintendente executiva da SES, Adriana Menezes de Souza; o superintendente executivo da SSP/SE, cel. José Pereira de Andrade Filho; o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Anderson Lessa; o deputado estadual Luciano Pimentel, dentre outros profissionais e gestores.

 

 

 

Mais notícias:

Última atualização: 28 de setembro de 2021 17:50.




Pular para o conteúdo