Telessaúde realiza webpalestra sobre Formas de Registro de Ações do PSE no e-SUS AB

Foto: Míriam Donald

Na ação de tele-educação desta quarta-feira, 11, o Núcleo Telessaúde Sergipe, administrado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abordou o tema “Formas de Registro de Ações do Programa Saúde na Escola no e-SUS AB”. A webpalestra contou com a participação de 38 pontos de acesso, através dos estados da Bahia; Ceará; Goiana; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Roraima; São Paulo; Sergipe e Tocantins.

Ao ministrar o tema, a referência técnica em Prontuário Eletrônico e-SUS AB da SES, Geraldo Pires, falou sobre o registro das 12 ações do PSE no e-SUS AB de maneira que esse registro contabilize como ações realizadas, de acordo com o documento orientador: indicadores e padrões de avaliação – PSE ciclo 2019-2020. “Com o registro qualificado, o município ganha no melhor controle do que foi realizado, como também ganha parcialmente o registro das ações para o Programa Crescer Saudável”, informou Geraldo.

Foto: Míriam Donald

As 12 ações do PSE são Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção de DST/AIDS; Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; Verificação da Situação Vacinal; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; e Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.

Geraldo afirma, ainda, que desde agosto de 2018, a SES vem realizando capacitações e apoios (consultorias) locais sobre o e-SUS AB, sempre que solicitado pelos gestores municipais. “Importante revisar as produções, atentando para as orientações apresentadas webpalestra. É de fundamental importancia organizar todo o material que será digitado para otimizar o tempo de digitação e a grande quantidade de alunos matriculados nos estabelecimentos pactuados”.

Foto: Míriam Donald

Para solictar capacitação e-SUS AB à Secretaria de Estado da Saúde basta enviar um ofício ao Secretário de Estado da Saúde, assinado pelo(a) secretário(a) Municipal de Saúde, e, no corpo do ofício, informar o nome do(a) responsável pela ação no Município, além dos telefones para contato – de preferência com whatsapp –, para o agendamento. O ofício deve ser entregue na sede do Secretaria de Estado da Saúde para protocolar.

Segundo a coordenadora do Telessaúde Sergipe, Eneida Ferreira, o interessante é constatar que o produto elaborado pelo Telessaúde e entregue aos profissionais de Sergipe “tem despertado o interesse e participação de profissionais de saúde de outros estados. Uma prova da qualidade da ação que desenvolvemos”, pontuou.