Saúde promove oficina para coordenadores de vigilância epidemiológica

O evento visou qualificar coordenadores da atenção primária para respostas a eventos de saúde pública

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou nos dias 22 e 23, no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), a ‘Oficina de Qualificação de Notificação Compulsória’, com o objetivo de qualificar os coordenadores de atenção primária à saúde e vigilância epidemiológica na resposta diante de situações de saúde pública, doenças e eventos de notificação imediata.

Segundo a coordenadora do Centro de Formação Estratégica e em Vigilância de Saúde da SES, Daniela Cabral Teixeira, a notificação deve ser imediata para alguns agravos e eventos. “É preciso entender a necessidade de desencadear medidas de prevenção e controle em tempo hábil, nos casos de doenças com elevada gravidade ou potencial de disseminação”, pontuou Daniela.

Para a coordenadora, a oficina teve como foco principal alertar os municípios, tanto para a notificação imediata, quanto para as ações que devem ser desenvolvidas, como investigação epidemiológica e laboratorial e de encerramento dos casos.

Qualificação

A diretora e coordenadora da Atenção Primária do município de Riachuelo, Acácia Pereira, observou que a atualização é muito importante. “Em relação às doenças e eventos dessa natureza, é preciso haver qualificação para os profissionais da atenção primária atenderem ainda melhor os usuários do SUS. A capacitação está nos proporcionando respaldo para que tenhamos um posicionamento mais ágil diante das notificações”, considerou.

Para o diretor da Vigilância em Saúde do município de Boquim, Caique Araújo, a oficina é relevante principalmente para quem está na ponta dos eventos de saúde que ocorrem no município. “Estamos nos enriquecendo de informações, para que as equipes de saúde da família sejam fiéis em relação às notificações que são atendidas”, comentou.

Mais notícias:

Última atualização: 24 de agosto de 2023 06:13.




Pular para o conteúdo