Testagem para síndromes gripais é tema de webpalestra para profissionais da Atenção Primária

Foto: Ricardo Pinho

O superintendente do Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Cliomar Alves dos Santos, ministrou na manhã desta quinta-feira, 10, webpalestra sobre testagem para as síndromes gripais, dirigida aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde dos 75 municípios do estado. Esta foi mais uma ação operacionalizada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através do Telessaúde Sergipe, componente do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que objetiva ampliar a resolutividade da Atenção Primária e promover sua integração com o conjunto da Rede de Atenção à Saúde. A webpalestra contou com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A principal abordagem da palestra foram as testagens de PCR para Covid-19, mas a pauta contemplou também uma atualização sobre outras síndromes gripais causadas por vírus como o H3N2 da Influenza, e outros que circulam no Estado, segundo disse o superintendente. “Sobre a Covid-19 falamos, principalmente, sobre a importância de se fazer a coleta de amostras de forma correta e em tempo oportuno, orientamos sobre como devem ser tratadas e transportadas, informamos como o Lacen trabalha com os diversos tipos de amostras e ainda sobre os vários tipos de testes disponíveis no mercado para diagnósticos, como o teste rápido de antígeno e a sorologia”, relatou.

Salientou o superintendente do Lacen que o objetivo maior da palestra foi o de atualizar os profissionais de saúde quanto às testagens das síndromes gripais, visando um melhor atendimento à população, especialmente neste momento em que se registra o aumento do número de casos, considerando também a rotatividade dos profissionais de saúde nos municípios.

Foto: Ricardo Pinho

Cliomar Santos destacou que as amostras que chegam ao Lacen dos municípios estão nas condições ideais para serem testadas. Mas, no início da pandemia não era assim. “Avaliando do início da crise sanitária para agora, houve uma melhora de 100%. Entretanto, no início tivemos muitos problemas com amostras, mas é preciso observar que todos estavam aprendendo. Mas fizemos o treinamento dos trabalhadores de forma remota e isso foi muito útil. Os problemas com as amostras foram praticamente eliminados”, atestou o superintendente.

Telessaúde

O programa tem como perspectiva a melhoria da qualidade do atendimento, a ampliação do escopo de ações ofertadas pelas equipes e o aumento da capacidade clínica, a partir do desenvolvimento de ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente para as equipes de Atenção Básica. Os núcleos podem ter abrangência municipal, intermunicipal ou estadual e deverão estar estruturados na forma de uma rede de serviços, articulando a atuação de Secretarias Estaduais de Saúde, instituições de ensino e serviços de saúde na qualificação das equipes.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde