SES realiza Workshop e Oficinas de Abertura do Projeto PlanificaSUS em Itabaiana

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), realizará dos dias 29 de julho a 1º de agosto (veja programação abaixo) o Workshop de Abertura e Oficinas do PlanificaSUS Sergipe, projeto focado na organização dos processos de trabalho da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária e desenvolvido através da parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Saúde (Conass), governos estaduais e prefeituras municipais, com o apoio do Hospital Albert Einstein.

A SES assinou Termo de Manifestação de Interesse ao Projeto PlanificaSUS em março de 2019, e as Secretarias Municipais de Saúde da Região de Saúde de Itabaiana assinaram o Termo de Compromisso com o Projeto, em 15 de julho de 2019.O Projeto objetiva implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo CONASS em regiões de saúde das 27 Unidades Federativas, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde e a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS.

O público alvo será composto por representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério Público (MP), Governo do Estado de Sergipe, Secretaria de Estado da Saúde, Prefeituras da Região de Lagarto, Secretarias Municipais de Saúde da Região de Lagarto, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Conselho Estadual de Saúde (CES), Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS), Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo Executor do Projeto Planifica SUS/SE da SES, Profissionais de Saúde da Região de Lagarto, Facilitadores e Tutores.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 29/07/2019 –Manhã
Local: Colégio Estadual Murilo Braga, na Rua Quirino Bocaiúva, 659, Centro – Itabaiana/SE
08:00- Acolhimento e Café da Manhã
08:30- O que é o PlanificaSUS – Ana Paula Oliva Reis (Albert Einstein)
09:00- Dinâmica de Aquecimento
10:00- Orientações para os trabalhos em grupo
10:20- Trabalho em Grupo: ”Por que trabalhar em Redes? ”
11:20- Trabalho em Grupo: “O Modelo de Atenção Às Condições Crônicas”
12:20- Almoço
14:00-Plenária externa: Discussão Ampliada
14:20- Trabalho em grupo: “A Construção Social da Atenção Primária À Saúde – A Metáfora da Casa”
15:20-Coffee Break
15:40-Plenária externa: Discussão Ampliada
16:10-Exposição dialogada: ”A Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária À Saúde”.
17:00- Encerramento

30/07/2019 – Manhã
Local: Colégio Estadual Murilo Braga, na Rua Quintino Bocaiúva, 659, Centro – Itabaiana/SE
08:00- Acolhimento e Café da Manhã
08:30- Exposição dialogada: ”O Cenário de Trabalho Apresentando o Mapa da Região de Saúde”
09:00- Exposição dialogada: ”Aderi ao PlanificaSUS, e agora? ”
09:30- Esclarecendo dúvidas
10:00- Exposição dialogada: ”A Formação de Facilitadores e Tutores”.
11:00- Avaliação
12:00- Almoço
14:00- Composição da mesa de Abertura*
14:15- Cerimônia Oficial de Abertura do PlanificaSUS Sergipe e Assinatura do TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O PROJETO PROADI-SUS.
15:15- Exposição dialogada: ” Planificação da Atenção à Saúde”-CONASS
16:00- Exposição dialogada: ” Operacionalização do Projeto PlanificaSUS no território”- Albert Einstein
17:00- Encerramento
*Público-alvo: Coordenadores de APS e Profissionais de Saúde da Região de Itabaiana, Técnicos da SES, Facilitadores e Tutores.

Dia 31/07
Local: Rua Josué Passos, 700, Bairro Serrano – Itabaiana/SE.

• Manhã: Visita a Unidade Laboratório da APS (Clínica de Saúde da Família Vereador Vivaldo Menezes) que deverá estar em funcionamento normal no turno da manhã.
  • Tarde: Discussão dialogada com todos os profissionais da APS na Unidade Laboratório que deverá estar com atendimento suspenso neste turno para a participação de todos os profissionais, com a presença da Coordenação da APS de Itabaiana.
    *Público-alvo: Tutores APS e AAE e Coordenadores da APS e AAE de Itabaiana

Dia 01/08
Local: Rua Pedro Diniz Gonçalves, S/N, com avenida Dr. Luiz Magalhães, 1070 – Itabaiana/SE.

• Manhã: Visita a Unidade Laboratório da AAE (Centro Especialidades Médicas Dr Luciano Siqueira) que deverá estar em funcionamento normal no turno da Manhã.
  • Tarde: Discussão dialogada com todos os profissionais da AAE na Unidade Laboratório que deverá estar com atendimento suspenso neste turno para a participação de todos os profissionais das duas Unidades Especializadas.
    *Público-alvo: Tutores APS e AAE e Coordenadores da APS e AAE de Itabaiana