Movimente-se! SES e Funesa realizam webpalestra sobre a importância da atividade física

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), com objetivo de valorizar quaisquer movimentos do corpo e, assim, reforçar o combate ao sedentarismo, um dos principais inimigos do coração e responsável por doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, obesidade e distúrbio do sono. Ano após ano, a OMS tem buscado conscientizar as pessoas quanto à importância da atividade física regular, adaptada às rotinas e às realidades de cada um.

Foto: Guilherme Gouy

Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), realizou a webpalestra “Dia Mundial da Atividade Física. Movimente-se!” O objetivo é estimular o debate sobre atividade física, a qual, muitas vezes, é tratada de forma reducionista e/ou equivocada. A ação alcançou público em 26 municípios, espalhado nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e o Distrito Federal.

Para o diretor da Atenção Primária à Saúde na SES, João Paulo, debater sobre o tema atividade física é importante porque, no momento em que se discute qualidade de vida, está se trabalhando também com o debate sobre segurança alimentar e nutricional, qualidade da alimentação e a importância de estar em movimento. Segundo ele, é preciso que cada um construa em sua rotina métodos de romper com o sedentarismo, de tornar-se mais ativo no seu dia integralmente e ser fisicamente produtivo durante ele, pois isso é fundamental nesse processo de promoção da saúde e de prevenção de doenças. “Esse foi um tema construído nacionalmente, que fomenta um conjunto de discussões amplo e muito rico. Incorporar o tema da prática da atividade física nos dias de hoje tem se tornado cada vez mais complexo, pela dinâmica da sociedade. Então, é preciso políticas públicas mais robustas frente a isso. A demarcação da data de hoje, um evento como o de hoje, que tem como público-alvo principalmente os coordenadores de Atenção Primária à Saúde dos municípios, busca fomentar uma ação em cadeia, que permita que a gente consiga mobilizar a população à prática de vida não sedentária, assim como o destacamento de um período no seu tempo para dedicar-se a si e fazer atividade física, explorando bastante a Academia da Saúde como estratégia para tal”, explicou.

A responsável pela Gerência de Doenças Crônicas e Promoção à Saúde na SES, Lia Marina Silva Almeida, esteve presente na ação. Na oportunidade, fez algumas ponderações acerca da necessidade de encararmos a atividade física como algo fundamental, que deve ser incentivado, devendo essa se fazer presente na rotina das pessoas, de maneira consistente, bem como atrelada a uma alimentação saudável e a outros itens importantes à saúde. Segundo ela, o período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19, no qual as pessoas tinham medo de sair de casa, propiciou as condições ideais para que o sedentarismo tomasse conta de boa parte da população e, no cenário atual, dificultasse o retorno dela à vida ativa.

Lia Marina falou ainda sobre alimentação saudável, práticas corporais e sedentarismo. “Momentos como esse são gratificantes, porque pudemos trazer algumas experiências exitosas dos municípios sergipanos, coisas que estão dando muito certo. Então, é um sinal de que realmente a atenção primária está funcionando nos municípios. Isso nos enche de orgulho. Nós, enquanto profissionais do sistema de saúde, enquanto usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), precisamos estar utilizando os espaços que a gente tem. Os espaços de atividade física que nós temos no SUS, além dos espaços de alimentação saudável. E é, através do incentivo à população para a atividade física, que a gente consegue promover a saúde e prevenir algumas doenças”, concluiu.

Mais notícias:

Última atualização: 13 de abril de 2022 10:34.




Pular para o conteúdo