Saúde realiza ação voltada ao Outubro Rosa para usuárias e servidoras do Caism

Foram disponibilizados exames de mamografia, além de orientações sobre educação e saúde, exercícios de ginástica laboral e alongamento, além de palestras motivacionais

Com o intuito de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), promoveu nesta quinta-feira, 10, uma ação voltada às usuárias e servidoras da unidade, alusiva ao Outubro Rosa. Foram disponibilizados exames de mamografia, além de atividades de alongamento e palestras motivacionais.  

O Caism faz parte de todo o movimento de cuidado para a saúde feminina. “Hoje estamos fazendo atendimento das mulheres e promovendo a conscientização sobre a importância do autocuidado. Esse momento é para se observar, não só cuidar das pessoas, mas de cuidar de si mesmas. Neste mês aumentamos em 30% a nossa capacidade de realização de exames de mamografia e esperamos que até o final do mês atinja mais de 1.600 exames realizados”, informou a gerente assistencial do Caism, Zaira Freitas.   

A ação, que contou com o apoio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), teve o momento ‘O meu corpo em movimento’, realizada em parceria com o Programa ‘Servidor Zen’, da SES, conduzida pelo terapeuta ocupacional, Glaudenilson Silva. “O objetivo é oferecer a oportunidade para as mulheres de terem uma atenção maior sobre si. A cultura do autocuidado não é algo que está internalizado, então acredito que a partir dessas ações, dessas propostas, há uma oportunidade de tomada de consciência sobre essa necessidade ”, defendeu Nilson.   

Após os alongamentos, a servidora  Sandra Regina de Melo, de 65 anos, contou seu relato de experiência após vencer o câncer de mama. “Quando eu descobri o câncer de mama, eu tinha 40 anos. Foi um processo que tive que superar sozinha, com dois filhos pequenos, logo após eu me separar. Meu tratamento durou cerca de um ano e meio e posso dizer que foi uma forma para meu renascimento. Como eu estava passando por vários processos, eu tive que me reinventar, tirar forças de onde eu jamais imaginei. Hoje, após 25 anos da descoberta, sou uma mulher mais forte e determinada”, relatou.  

A dona de casa, Valdira Vieira Santos, de 55 anos, foi fazer a mamografia e foi surpreendida pela ação no Caism. “Saí de casa tão desmotivada, e ao chegar aqui, com toda essa recepção, foi motivador. Fiz meu exame e a equipe sempre acolhedora, conversando e me orientando com paciência. Depois fazendo essas atividades para relaxar o corpo, eu amei. Volto para casa com outro astral”, revelou.

Mais notícias:

Última atualização: 11 de outubro de 2024 09:08.




Pular para o conteúdo