Funesa recebe cessão de imóvel do Governo do Estado para estruturar Escola de Saúde Pública/SE

Mais um avanço para a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), foi conquistado em 2022. A novidade é que a Funesa recebeu um imóvel público para a instalação da nova estrutura física da ESP-SE, contemplada no Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde – Proredes Sergipe. O prédio está localizado na antiga ‘Escola Estadual 15 de Outubro’, e foi cedido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), com portaria publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe no dia 25 de novembro de 2022.

Para fortalecer do SUS, o Estado de Sergipe, através da Funesa, tem a possibilidade de ampliação do escopo de atuação da Fundação, com a previsão de continuar a certificar cursos técnicos e capacitações de curta duração, além de viabilizar o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE) e ao Ministério da Educação (MEC), com a certificação de “cursos técnico, pós-técnico, tecnológico, graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), mediante os pressupostos da Política de Educação Permanente em Saúde em articulação com a Rede de Atenção à Saúde – RAS”, segundo informa o art 3° da Lei Estadual n° 8.733 de 13/08/2020.

O credenciamento junto ao Conselho Estadual de Saúde de Sergipe para oferta de cursos lato sensu é uma das principais prioridades da Funesa atualmente, que foi ação prevista no Planejamento Estratégico do Governo de Sergipe (2019-2022). Diante da necessidade, a Funesa, junto à Seduc, fez uma busca de prédios próprios do Governo, a fim de identificar um que acomodasse a estrutura da Escola. O contato foi articulado pelo governador Belivaldo Chagas e a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, junto ao secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, que encaminhou tratativas e agendamento de visitas junto à professora Maria Gilvânia Guimarães dos Santos, da Diretoria de Educação de Aracaju – DEA.

De acordo com a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, com esse novo investimento, “espera-se que Estado de Sergipe, por meio da ESP-SE/Funesa, amplie sua capacidade de oferta de serviços e ações educacionais, visando a formação dos profissionais de saúde do SUS, com vistas a qualificar e universalizar o atendimento ao usuário de forma humanizada e permanente”, ressaltou.

A entidade financiadora do Proredes Sergipe é o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que alocará recursos para o Estado investir na melhoria dos processos e qualificar a gestão do sistema de saúde em Sergipe, incluindo na realização da reforma e estruturação da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/SE).

Escola de Saúde Pública no âmbito da Funesa

Desde a criação (2008), a Funesa foi vocacionada para atuar na formação, atualização, pesquisa, capacitação, aperfeiçoamento e treinamento, prioritariamente dos trabalhadores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Sergipe, além de controle social, e reconhecida nacionalmente como Escola de Saúde Pública. Posteriormente teve sua estrutura formal/legal atualizada nos termos da Lei n° 8.733 de 13/08/2020, que dispõe sobre a criação da Escola de Saúde (ESP/SE), no âmbito da Funesa.

 

 

 

 

Mais notícias:

Última atualização: 17 de janeiro de 2023 11:30.




Pular para o conteúdo