Encerramento da 8ª Conferência Estadual de Saúde fecha propostas para discussão nacional

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), realizou entre os dias 23 e 25 de maio, a 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª Confesa), no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju.

O evento teve a participação de 72 municípios do estado, representados por gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que colaboraram com a construção de um diálogo voltado para o fortalecimento da saúde pública em Sergipe e no Brasil, com base em quatro eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã será outro dia para todas as pessoas.

Para o secretário de Estado da Saúde da SES, Walter Pinheiro, a realização de uma conferência como essa é muito importante, pois tem como objetivo proporcionar um SUS com mais qualidade. “Esse é um momento único, importante, para que a gente possa discutir e debater propostas, transformá-las em politicas públicas que sejam realmente traduzidas em qualidade no atendimento à população que mais necessita, à população que mais usufrui do SUS”, explicou.

Durante o encerramento, delegados e delegadas municipais validaram em plenária as propostas abordadas nos eixos e elegeram, logo em seguida, os 60 delegados que representarão Sergipe na etapa nacional que ocorrerá em Brasília.

Para a diretora-geral da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Carla Valdete Fontes, o empenho de quem esteve presente ao evento, discutindo e colaborando para a aprovação das propostas, deixa claro a importância social da Conferência. “É um prazer para a gente participar desse evento, da 8ª Conferencia Estadual de Saúde, onde foram aprovadas propostas para que a gente tenha um SUS melhor”, ressaltou.

De acordo com a representante do Conselho Nacional de Saúde, Shirley Moralez, é gratificante ver a participação popular sergipana nas discussões sobre as necessidades na área da saúde que serão levadas à Brasília. “A importância da Conferência de Saúde é exatamente essa: trazer a necessidade do povo, que vive dentro nos territórios, com seus problemas, e levar para que sejam construídas politicas públicas saudáveis que atendam ao que o povo quer”, concluiu.

Agora, com o encerramento das etapas municipais e estaduais, a Conferência Nacional de Saúde está prevista para ocorrer entre os dias 2 a 5 de julho, em Brasília, com o slogan “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Mais notícias:

Última atualização: 22 de junho de 2023 12:14.




Pular para o conteúdo