Sorrir Sergipe realiza prevenção contra o câncer de boca

O programa aconteceu na cidade de Frei Paulo durante o projeto Sergipe é Aqui.

A cidade de Frei Paulo recebeu nesta quinta-feira, 6, o Sorrir Sergipe. O projeto inédito, aconteceu em parceria entre a Fundação Estadual de Saúde – Funesa e Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. O objetivo do programa, inserido no Sergipe é Aqui é detectar, diagnosticar e tratar, de forma precoce, o Câncer de Cavidade Oral (Câncer de Boca). Informa a referência Técnica da Odontologia do Estado, Fernanda Cosenza.

Ela explica que foi ofertado atendimento odontológico qualificado à população, com profissionais dos Centros de Especialidades Odontológicas Estaduais, que realizaram avaliação e diagnóstico bucal, além de orientar os usuários sobre como prevenir o câncer de boca. “Instruímos as pessoas para que identifiquem os primeiros sinais e sintomas característicos da doença e conheçam os fatores de riscos associados e como podem realizar o autoexame”, pontua Fernanda.

Fernanda atenta que é urgente a necessidade de reduzir a incidência do câncer de boca, e observa que é preciso realizar o rastreamento para que seja realizado, de forma precoce, o tratamento da doença caso seja diagnosticada.

Estrutura garante bom atendimento

Para os atendimentos do Sorrir Sergipe, foi montada uma boa estrutura através da Funesa, para realizar a triagem, avaliação da cavidade oral, diagnóstico e entrega dos kits que contém escova de dentes, creme dental com flúor e fio dental. Fernanda observa que o acesso aconteceu por demanda espontânea e o atendimento por ordem de chegada das 8h às 12h e das 13h às 16h. “Contamos com a equipe técnica assistencial odontológica e de gestão, tanto da Secretaria de Saúde do Estado quanto da Funesa”, ressalta.

Conheça o Sorrir Sergipe

Fernanda explica que o Sorrir Sergipe é um projeto novo do Governo do Estado, elaborado pela Coordenação Estadual de Atenção Ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde, e operacionalizado em parceria com a Fundação Estadual de Saúde de Sergipe pela Coordenação dos CEOs.

Atendimentos serão agendados para os CEOs

Outro ponto importante no programa Sorrir Sergipe é que os usuários que apresentarem durante a avaliação lesões suspeitas ao diagnóstico de câncer, serão agendados para atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas, onde confirmarão ou não o diagnóstico através da realização da biópsia, exame histopatológico e exames complementares. Nos CEOs serão realizados também, radiografia panorâmica dos ossos maxilares. Caso o laudo seja positivo para malignidade, o mesmo será encaminhado para tratamento na Unacon (Unidade de Alta complexidade em Oncologia) do HUSE.

Texto: Suzy Guimarães

Foto: Mário Souza

Mais notícias:

Última atualização: 7 de julho de 2023 11:21.




Pular para o conteúdo