ESP/SE visita Escola de Saúde Pública do Ceará

O encontro promoveu a troca de experiência entre as escolas

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), com o objetivo de conhecer novas experiências em escolas de saúde pública no Brasil, visando um intercâmbio de conhecimentos e o estreitamento dos laços interinstitucionais, no campo da educação na saúde, visitou nos últimos dias 15 e 16 a Escola de Saúde Pública do Ceará.

Na comitiva, estavam a diretora Carla Fontes, a superintendente da ESP/SE, Daniele Travassos, o diretor Operacional, Caique Costa e a coordenadora de Pós-Graduação e Residência da Escola, Soane Menezes. Carla explica que foi muito importante a troca de informações entre as instituições, visando contribuir para a geração de novas oportunidades e parcerias.

“Desejamos promover o desenvolvimento institucional”, afirma a diretora geral da Funesa. Ela observa que considerando a Lei 8080, de 1990 é responsabilidade dos Estados em seu âmbito administrativo a formulação e execução da política de formação e desenvolvimento de Recursos Humanos para a saúde.

Papel Fundamental

Segundo a Superintendente da ESP/SE, Daniele Travassos, as Escolas de Saúde Pública cumprem um papel fundamental nesse processo, além de compor o sistema de ensino, em diversos níveis de formação de cursos livres a cursos técnicos , pós-técnicos, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de aperfeiçoamento de pessoal.

“Consideramos estratégico o papel da Escola Estadual de Saúde Pública no fortalecimento das práticas de educação permanente em saúde no SUS pela capacidade de provocar transformação das práticas de saúde, visando atender os princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho”, afirmou Daniele.

Educação Permanente

O diretor Operacional da Funesa, Caique Costa, pontua que a visita foi pensada como estratégia de implementação de ações e serviços na Escola de Sergipe, considerando a ampliação de seu escopo de atuação que ocorreu a partir da criação da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), no âmbito da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da publicação da Lei Estadual n 8.733 de 13 de agosto de 2020.

“A coordenadora de pós-graduação da ESP/SE Soane Menezes, ressalta que a visita à Escola de Saúde Pública do Ceará foi muito importante, considerando ser referência nos programas de pós-graduação, Lato Sensu, e dos programas de Residência. “Conhecer a sua estrutura, seus processos e ampliar a rede colaborativa foi fundamental para a implementação das especializações e implantação da Residência na ESP/SE”, concluiu.

Texto/ Foto: NUCOM/Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 18 de agosto de 2023 15:45.




Pular para o conteúdo