Mortalidade materno-infantil e fetal é tema de capacitação para municípios sergipanos

Evento discutiu construção de comitês municipais de investigação e prevenção de óbitos

A mortalidade materno-infantil e fetal é algo preocupante, e, neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou uma capacitação para os coordenadores de vigilância epidemiológica e da atenção básica, além de médicos e enfermeiros das equipes que atuam nos municípios sergipanos. O objetivo é a construção de comitês municipais de investigação e prevenção da mortalidade materno-infantil e fetal.

A gerente do Sistema de Informação da SES, Ana Beatriz Lira, explica que o encontro é na verdade uma continuidade do que já foi iniciado no mês de julho, quando houve um primeiro evento para discutir o tema. “Reunimos esses municípios aqui para discutir como está o processo de fundamentação e implementação dos comitês municipais”, ressaltou Ana Lira. Ela pontua a necessidade de capacitar estes profissionais, no sentido de debater e elaborar medidas de prevenção e controle da situação, visando a construção de comitês funcionais. “Estamos trabalhando com os municípios que construíram portarias e regimentos e com os processos de trabalho”, explicou Ana Lira.

Cenário

Segundo Ana Lira, para evitar o quadro de mortalidade materno-infantil e fetal, a SES tem feito um alinhamento junto às redes de saúde. “Para fazermos a prevenção com foco em evitar os óbitos, estamos realizando um apanhado no estado como um todo. Estamos atentos e alinhados à atenção primária, maternidades e hospitais”, explicou.

A responsável pelo controle da mortalidade materno-infantil em Aracaju, Raulina Lima, que atua no sistema de informação de vigilância de saúde da capital, afirmou que o evento é de grande importância para entender como os municípios estão lidando com o processo de construção dos comitês. “Avaliar as causas básicas da mortalidade e melhorar o processo assistencial é essencial”, observou.

Texto e Fotos: NUCOM/Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 28 de setembro de 2023 11:31.




Pular para o conteúdo