Saúde promove qualificação em monitoramento de óbitos

O objetivo é qualificar a vigilância do óbito no Estado de Sergipe e propor medidas de prevenção e controle dos agravos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e do programa Telessaúde, realizou a web palestra ‘Oficina de Vigilância do Óbito para Intervenção em Saúde’. A capacitação aconteceu na última terça-feira, 04, e teve como objetivo orientar os profissionais de saúde referentes aos procedimentos necessários que devem ser seguidos para investigar um óbito, como preencher a ficha de investigação, coletar as informações nos prontuários e avaliar as informações relevantes.

A palestra ressaltou a relevância de se elaborar estratégias para boas práticas em Políticas Públicas de Saúde, visando melhorias nesse cenário. A gerente de Sistemas de Informação em Saúde da SES, Ana Beatriz Lira, explicou que a declaração de óbito é um documento preenchido pelo profissional médico quando há identificação do óbito. “O objetivo é identificar como e por que a morte ocorreu, para a partir dessa análise propor medidas de prevenção e controle, beneficiando, assim, a população em geral”, concluiu.

Ainda de acordo com a gerente, a Vigilância do Óbito e suas investigações consiste em analisar determinados grupos de óbitos (materno, infantil, fetal, mulheres em idade fértil e óbitos com causas mal definidas), por meio de levantamentos específicos e análise de fatores de risco, serviços procurados e evolução do caso.

Texto e Fotos: NUCOM/Funesa

Mais notícias:

Última atualização: 5 de outubro de 2023 08:22.




Pular para o conteúdo