Encontro promovido pela SES discute assistência a pessoas com HIV/Aids

O evento promoveu troca de experiências entre os participantes e abordou temas importantes como gravidez na adolescência

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da iniciativa do Movimento das Cidadãs Positivas, realizou nos dias 23 e 24 de novembro, o XI Encontro Estadual de Pessoas que Vivem com HIV/AIDS (PVHAS): empoderamento e assistência ao tratamento com qualidade e humanização.

O responsável técnico pelo Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana, explicou que o encontro abordou vários temas para pessoas que vivem com o HIV. “Promovemos a troca de experiência entre eles, que tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre gravidez na adolescência e como evitar infecções oportunizadas para quem tem imunidade baixa. Explicamos ainda como comunicar a um adolescente que ele tem HIV. Por isso, é importante ter uma boa estratégia, sobre como informar o assunto e esse foi um encontro de autoajuda para incentivar o uso correto do medicamento e orientar as pessoas a fazerem os exames”, explicou Almir.

Um dos objetivos do encontro, segundo a referência técnica para Gestantes e Crianças com HIV/Aids, da SES, Jôse Calasans, foi focar no processo de saúde com avanços e expectativas para o agravo. “ Realizamos uma oficina, que inclui, além de palestra de orientação, uma roda de conversa, para que as pessoas com HIV/Aids, possam trocar experiências e ajudar uns aos outros”, explicou Jôse.

A oficina abordou temas de transição da criança para adolescente e para a fase adulta. “O objetivo é informar, esses jovens, para que futuramente, caso tenham filhos, eles não sejam infectados”, explicou a referência técnica. Ela observou que participaram do evento, crianças expostas, que não têm o vírus, mas que convivem com mães que amamentaram, já com o vírus, gestantes e adolescentes vivendo com HIV.

Mais notícias:

Última atualização: 24 de novembro de 2023 15:39.




Pular para o conteúdo