Saúde lança plataforma de teleorientação na pediatria em Sergipe

O atendimento pela plataforma será de domingo a domingo, das 7h30 às 22h

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira, 17, uma plataforma de telessaúde para atender crianças, desde recém-nascidos (RN) até menores de 13 anos de idade. Implementada pela Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e pela Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), a plataforma está disponível para toda a população do estado de Sergipe.

Enfermeiros estarão disponíveis na sede da Funesa, de domingo a domingo, das 7h30 às 22h, fornecendo orientações à população por meio de um sistema que permite que pais ou responsáveis sejam atendidos de casa, via vídeo chamada. Eles receberão orientações sobre como proceder com seus filhos e, caso necessário, serão indicadas as unidades de saúde mais próximas para atendimento presencial adequado. 

Para ter acesso às orientações do programa de Teleorientação basta acessar a página do serviço (clique aqui), realizar o cadastro de pré-atendimento a aguardar ser atendido pelas enfermeiras. 

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, presente no lançamento, comentou sobre o avanço significativo que a plataforma representa para a saúde pública. “Estamos evoluindo nas questões e oportunidades envolvendo saúde digital e telessaúde. Aqui, iniciamos com a teleorientação na linha de cuidado pediátrico, especialmente no momento em que os serviços de urgência estão sob pressão. Temos profissionais capacitados e a ferramenta é de fácil manuseio”, explicou o secretário. 

Assistência em pediatria 

A plataforma e as orientações dos profissionais aos pais e responsáveis minimizarão desperdícios de deslocamento até as unidades de saúde. “Há dois grandes ganhos: a orientação em si e a tranquilidade para os pais, que terão um profissional de saúde conduzindo o tratamento das crianças. Do ponto de vista pedagógico, os pais também aprenderão a lidar com situações cotidianas”, destacou o secretário. 

A diretora-geral da Funesa, Carla Fontes, ressaltou a operacionalização do serviço de teleorientação, que será desenvolvido pelo Telessaúde Sergipe dentro da Funesa. “Considerando as intercorrências e a demanda em pediatria, as orientações serão feitas por enfermeiros contratados pela Funesa, para sanar dúvidas e auxiliar no cuidado em domicílio ou, se necessário, indicar o serviço assistencial presencial mais próximo e adequado”, informou Carla. 

O diretor operacional da SES, Waltenis Júnior, explicou que a plataforma de teleorientação pediátrica foi planejada para atender as demandas da população. “Foi um trabalho realizado por etapas. Os técnicos da SES, com suas diretorias e todo o apoio da Funesa, desenvolveram ferramentas para melhorar a acessibilidade da população, não apenas durante os meses de alta demanda hospitalar, mas também para outras necessidades fora da sazonalidade”, explicou. 

Waltenis também destacou que, através do canal de teleorientação, a população pode interagir com enfermeiros para tirar dúvidas e saber como proceder com seus filhos. “Os pais saberão para onde ir e se é necessário procurar uma unidade básica de saúde ou até mesmo um hospital. Acredito que Sergipe, se não for pioneiro, está entre os primeiros estados a aplicar uma ferramenta como essa na linha de cuidado pediátrico”, reforçou. 

A diretora da Atenção Especializada à Saúde, Marli Palmeira, enfatizou a importância da teleorientação para potencializar a assistência à saúde em Sergipe. “Precisamos qualificar todos os pontos de atenção e garantir o acesso. A plataforma de teleorientação fortalece a saúde digital em Sergipe e favorece a população ao proporcionar conhecimento e acesso garantido”, destacou Marli. 

Equipe especializada 

De acordo com a coordenadora de Tecnologias Aplicadas à Educação na Saúde da Funesa, Eneida Ferreira, encontram-se disponíveis cerca de 200 enfermeiros para atendimento no serviço. “Um longo caminho foi percorrido de discussão e construção a diversas mãos para que chegássemos ao dia de hoje e pudéssemos ofertar este serviço para ampliação do cuidado em pediatria no estado. Tenho certeza de que será uma ferramenta e uma ação exitosa”, informou.

Mais notícias:

Última atualização: 19 de julho de 2024 08:40.




Pular para o conteúdo