Saúde destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoce da toxoplasmose

Webpalestra voltada a profissionais da saúde aborda diagnóstico e tratamento da doença em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou nesta terça-feira, 03, uma webpalestra focada em estratégias de prevenção e tratamento da toxoplasmose. O evento abordou tanto a toxoplasmose gestacional quanto a congênita, destacando a importância de ações continuadas de educação em saúde para enfrentar o crescimento dos casos da doença em Sergipe.

De acordo com a referência técnica em toxoplasmose na SES, Liliana Oliveira, houve um aumento no número dos casos de toxoplasmose, tanto em gestantes quanto em recém-nascidos. “A webpalestra de hoje enfatizou a necessidade de diagnósticos precoces e tratamentos adequados, visando reduzir a transmissão vertical e, consequentemente, a ocorrência de toxoplasmose congênita. Nosso objetivo é garantir diagnósticos mais precisos e tratamentos oportunos para minimizar os impactos da doença nas gestantes e nos bebês”, afirmou.

A médica pediatra Helga Machado também participou do evento, reforçando a relevância do debate promovido pela SES. “Crianças não tratadas correm riscos sérios, como lesões cerebrais, problemas de visão e audição, que podem comprometer seu desenvolvimento psicomotor. A toxoplasmose é uma doença grave e exige atenção e cuidados redobrados”, revelou.

Mais notícias:

Última atualização: 3 de setembro de 2024 15:38.




Pular para o conteúdo