Setembro Amarelo: Funesa promove série de palestras sobre saúde mental

Atividades destacam importância da saúde mental e prevenção de doenças no trabalho

Com o objetivo de conscientizar empregadores, trabalhadores e população sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a Fundação Estadual da Saúde (Funesa) realizou uma série de palestras em alusão à campanha do Setembro Amarelo. As atividades buscaram incentivar a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e promover o bem-estar entre os servidores.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental, destacando a importância de se falar sobre o tema. A responsável técnica pela Logística Operacional da Funesa, Paula Bödeker, ressaltou o foco das ações dentro da instituição. “Setembro é o mês em que falamos da vida. Hoje não falamos mais sobre lesão autoprovocada, mas sim de como prevenir essas doenças silenciosas. Muitas pessoas enfrentam dificuldades e não conseguem pedir ajuda. Queremos mostrar que é possível encontrar apoio e dar visibilidade a essa realidade”, afirmou.

O médico Victor Hugo, um dos palestrantes, enfatizou a relevância da promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. “Vivemos em um mundo acelerado e demandante. Caso a gente não promova um ambiente saudável no trabalho, isso pode gerar adoecimento, resultando em absenteísmo e afastamento. Precisamos tratar a saúde mental como uma prioridade”, alertou ele. 

A psicóloga Cristina Alves Ferreira também participou do evento e falou sobre os fatores de risco e de proteção no ambiente de trabalho. “É fundamental que o trabalhador se perceba, pois a autodepreciação é o primeiro passo para o autocuidado. Além disso, as empresas precisam estar atentas aos sinais de que seus colaboradores não estão bem. A prevenção deve ocorrer o ano todo, pois o adoecimento mental não se restringe a um período específico”, destacou a profissional.

Já a assessora técnica da Funesa, Willianne Barreto, reforçou a importância da iniciativa e de como são importantes momentos iguais a esse. “Mais uma vez os trabalhadores da Funesa ganham com a gestão ao abordar um tema tão relevante. A saúde mental no ambiente de trabalho é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida, impactando diretamente os relacionamentos interpessoais e a produtividade”, afirmou.

Mais notícias:

Última atualização: 20 de setembro de 2024 09:40.




Pular para o conteúdo