SES capacita profissionais da saúde para aprimoramento no controle de infecções

Capacitação em microbiologia fortalece atuação nos serviços de saúde, para melhoria no atendimento aos pacientes

Nesta terça-feira, 24, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), promoveu uma capacitação em microbiologia para profissionais da saúde que atuam com usuários e laboratórios em seu cotidiano. A iniciativa teve como objetivo principal fortalecer a atuação desses profissionais no controle de infecções e aprimorar a comunicação entre os setores laboratoriais e assistenciais, visando a melhoria do atendimento ao paciente.

De acordo com a responsável técnica da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (Ceciras) da SES, Anna Cecília, a necessidade de estreitar a relação entre os laboratórios e os serviços de saúde surgiu após a identificação de lacunas e dificuldades na comunicação durante as visitas técnicas realizadas pela equipe. “O intuito desta capacitação é justamente estreitar o relacionamento entre os serviços de controle de infecção, profissionais das assistências diretamente envolvidos nos cuidados ao paciente e os laboratórios, para que possamos melhorar a segurança do paciente e reduzir os riscos e infecções relacionadas à saúde”, explicou Anna Cecília. 

Segundo o biomédico e palestrante Roberto Vivas, a capacitação também representa um momento fundamental para os profissionais compartilharem conhecimentos e experiências, especialmente em um contexto de crescente resistência aos antibióticos. “A troca de experiências e debates nos ajuda a identificar as melhores práticas para aprimorar a resposta ao paciente, garantindo um atendimento mais ágil e qualificado. Ao discutir e compartilhar rotinas e experiências, conseguimos encontrar soluções que beneficiam diretamente o paciente, principalmente na identificação e tratamento de casos de infecções causadas por bactérias multirresistentes”, afirmou.  

O médico residente em Terapia Intensiva do Hospital Cirurgia Danilo Barbosa também destacou os benefícios da capacitação. “O evento nos oferece uma visão mais clara sobre o funcionamento dos laboratórios e como podemos colaborar para melhorar a qualidade do material coletado e a interpretação dos resultados. Esse intercâmbio de ideias é fundamental para aprimorar a assistência ao paciente e direcionar melhor o tratamento”, relatou.

Já o biomédico Lucas Henrique, que também participou da capacitação, ressaltou a importância de ampliar o conhecimento sobre o trabalho dos laboratórios para quem está na linha de frente da assistência. “É fundamental que os profissionais de saúde entendam como é o processo de análise de amostras e o funcionamento do laboratório, pois isso contribui para uma melhor assistência ao paciente. A microbiologia oferece diversas ferramentas para um diagnóstico preciso, mas o processo exige tempo e atenção aos detalhes para garantir a entrega de um resultado confiável”, pontuou.

Mais notícias:

Última atualização: 25 de setembro de 2024 09:15.




Pular para o conteúdo