SES e Funesa realizam II Seminário Integrado das Áreas de Atenção à Saúde – Tecendo Redes

Foto: Ricardo Pinho

Promover trocas, reflexões e compartilhamento de experiências a partir do cenário das práticas dos profissionais e gestores. Esse é o objetivo do II Seminário Integrado das Áreas de Atenção à Saúde – Tecendo Redes, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio de conferência ao vivo transmitida pela plataforma EAD da Funesa (ead.funesa.se.gov.br) – momento síncrono, iniciado nesta quarta (02) e segue até esta quinta-feira (03). O momento assíncrono ocorreu de 23 a 27/11, com videoconferência e atividades também disponibilizadas na plataforma EAD.

A primeira fase (momento assíncrono) contou com a apresentação da proposta pedagógica do curso, dos critérios para recebimento do certificado e conteúdo programático do seminário, leitura do caso clínico, acesso ao material complementar, e registro de dúvidas para abordagem no momento síncrono. Já a programação do momento síncrono conta com painéis com especialistas, discussão e compartilhamento de ideias, apresentações de experiências exitosas dos municípios e atividades coletivas.

Foto: Ricardo Pinho

Voltado a profissionais da Atenção Primária à Saúde (Equipe Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal, Equipe Multidisciplinar; Equipe de Agentes Comunitários de Saúde, Programa Academia da Saúde e Melhor em Casa); coordenadores da Atenção Primária à Saúde e outras Coordenações; Gestores Municipais; e coordenadores da Rede Intersetorial: Educação e Assistência Social, a ação tem a proposta de “fazer exposição das problemáticas, fragilidades identificadas pelos participantes e compartilhamento das propostas de resolução do caso”, explicou a referência técnica da Coordenação de Educação Permanente em Saúde e Pós-Graduação (COEPG) da Funesa, Flávia Matos.

A programação desta quarta-feira contou com o painel “O papel da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas: Atenção Primária à Saúde e Promoção à Saúde”, conduzido pela analista em Atenção Primária do Ministério da Saúde, Thais Coutinho de Oliveira; o painel “Rede de Cuidados às pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s)”, apresentado pela diretora de Atenção Primária à Saúde da SES; e o painel “A Biografia Humana e Forças de Saúde”, ministrado pela médica cardiologista e idealizadora do Programa Aprender com Coração, Martha Azevedo Barreto.

A gestora Kátia Valença, da Gerência de Doenças Crônicas e Promoção à Saúde da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (CEAPS/DAPS) da SES, informou que o seminário fortalece a Política Nacional de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. “Esse Seminário visa qualificar o processo de trabalho da Atenção Primária para a promoção da saúde e a prevenção da morbimortalidade precoce por doenças crônicas”.

Foto: Ricardo Pinho

Para a diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, Flávia Resende Diniz, a ideia da ação é trabalhar com a integralidade do cuidado. “É ver o paciente na sua totalidade, de acordo com as suas necessidades, e a importância que a equipe multiprofissional tem a nível de APS para o direcionamento do cuidado em outras redes e outros pontos da rede de Atenção à Saúde. Esse evento possibilita o partilhar, junto aos gestores de saúde municipais, no intuito do fortalecimento, da assistência aos pacientes portadores de doenças crônicas, que merecem e precisam ter uma qualidade de vida digna”, ressaltou.

Na programação desta quinta-feira (03) haverá o painel “Questões Dermatológicas e Alimentares”, a ser ministrado pela nutricionista, técnica em alimentos, e residente do Programa Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário (HU/UFS), Francismayne Santana, além das apresentações das experiências exitosas dos municípios, como: Academia de Saúde, de Campo do Brito; Práticas Integrativas e Complementares, de Tobias Barreto; Experiências Exitosas em Diabetes, do município de Santa Rosa de Lima; e Experiência Exitosa do Programa Tabagismo, do município de Itabaiana.

 

 

Mais notícias:

Última atualização: 9 de dezembro de 2020 19:03.




Pular para o conteúdo