A fim de capacitar os responsáveis técnicos em ouvidoria dos municípios e da rede estadual do SUS (Sistema Único de Saúde), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), iniciou, nesta terça-feira, 10, a capacitação do Sistema Ouvidor SUS. Além de técnicos em ouvidoria da rede estadual e municipal do SUS, a ação, que é dividida em grupos, também é voltada a gestores.
A ovidoria é um instrumento de fortalecimento no controle social do SUS e serve de avaliação para a gestão, a exemplo acertos e o que deve ser otimizado. De acordo com a assessora técnica da Ouvidoria Estadual do SUS, Iara de Senna S. Boamorte, o novo sistema de ouvidorias será implementado em outubro. “Com o tempo, houve a necessidade de fazer mudanças e melhorias. A capacitação busca familiarizar os ouvidores nesse sistema; mostrar como funciona a ouvidoria em relação à humanização, à ética, no trato com o usuário do serviço, além de entender como cada um atua, o envolvimento da gestão e tirar as dúvidas”, disse.
O ouvidor do SUS do município de Itabaiana, Diego Correia Cavalcante, destacou que a ação foi muito importante devido às mudanças que ocorrem durante a gestão. “A reunião foi bem exitosa, pois nos habituamos ao sistema, além de adquirir maior instrução de como proceder e lidar com o cidadão que precisa da saúde pública”.
Para a coordenadora de Análise e Processamento de Demandas da Ouvidoria da SES e ouvidora substituta, Flávia Rocha Santos, o novo sistema de ouvidorias do SUS já existe, mas a partir de outubro terá uma nova configuração. “Esse sistema existe para que a gente funcione em rede, com a interação entre os municípios e o Estado, e para que possamos dar uma informação cada vez mais adequada ao usuário. A ideia do Ministério da Saúde (MS) é que essa rede possa fluir de maneira eficiente. Por isso é importante sensibilizar os gestores dos municípios, para que o usuário tenha essa resposta mais imediata”, ressaltou.