Brigada Itinerante de Combate ao Aedes aegypti inicia trabalho em campo

Foto: Marcela Lima/Copps/Funesa

A Brigada Itinerante de Combate ao Aedes aegypti, já capacitada e equipada pelo Governo do Estado, através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) – com kits de trabalho, fardamento e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) – , iniciou, nesta quinta-feira, 11, no povoado São Brás do município de Nossa Senhora do Socorro, os trabalhos em campo. Após a equipe formada por 50 agentes – e posteriormente mais 50 – atuará nos territórios que apresentam índice de infestação elevado, conforme cronograma estabelecido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o supervisor da Regional de Socorro, Luciano Rodrigues Santos, a ação em campo tem como objetivo levar o que foi apresentado em sala de aula para a realidade prática. “Não poderíamos, de maneira alguma, colocar a Brigada iniciante nos municípios com alto risco de infestação para fazer aquele trabalho real. Então para avaliá-los, colocamos aqui no São Brás, uma área próxima do nosso ponto de apoio, equipes de quatro em quatro, entrando nas residências, tirando as dúvidas, depois de dois a dois, e agora vamos voltar para a sala de aula para tirar as dúvidas”, explicou supervisor.

Foto: Flávia Pacheco/SES

A equipe de recebeu diversos tipos de orientações como, por exemplo, preenchimento de formulários, entrar em residências apenas com a autorização de adultos, como lidar com as recusas e situações de infestação, elogiar as casas que estiverem limpas e como orientar os moradores que precisarem receber instruções. “É importante que os agentes peguem essa prática porque na próxima semana irão trabalhar sozinhos já com a experiência de campo. Os municípios estão nos apoiando com supervisores municipais que vão nos guiar nas visitas”, disse Luciano.

Para Cláudia Cruz, agente experiente que já trabalhou em Brigada anterior, o trabalho é gratificante. “Passei um ano e dez meses na Funesa e essa é minha segunda vez atuando na brigada. É gratificante estar ajudando a população no combate à dengue. A gente sabe que a dengue é real, pode levar a óbito e é muito importante a orientação dos agentes de endemias, mostrando como os moradores devem lavar os reservatórios, os possíveis focos, instruindo a população acerca da dengue”, comentou Cláudia.

Foto: Victor Siqueira/SES

A moradora Bárbara Santos Costa autorizou a entrada dos agentes e comentou que é muito bom esse trabalho. “Do jeito que a dengue está hoje, matando muita gente, a gente fica preocupada. Então temos que evitar muitas coisas dentro de casa. Eu sempre deixo a lavanderia seca. Minha vizinha estava com dengue, meu vizinho também, mas aqui ninguém nunca teve ainda não, e a vocês que Deus abençoe”.

 

Secretaria de Estado da Saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias:

Última atualização: 16 de março de 2020 18:46.




Ir para o conteúdo