Capacitação habilita gestores para utilização do sistema APURASUS

(O evento foi promovido pela Funesa através da ESP/SE com apoio da SES)

Foi encerrada nesta terça-feira, 11, a capacitação ‘Gestão de Custos Aperfeiçoamento e Padronização do Sistema APURASUS’.O evento foi promovido pela Fundação Estadual de Saúde – Funesa, através da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde – SES. Realizado na Faculdade Estácio de Sá, a capacitação teve início na segunda-feira, 10, com o objetivo de habilitar gestores de unidades hospitalares para que ofertem um melhor atendimento aos usuários do SUS.

O gestor do Núcleo de Economia da Saúde da SES, Carlos Augusto Pinto Dantas, explica que a capacitação, dividida em treinamento e oficina, pretende não só capacitar, mas aperfeiçoar os gestores no uso do sistema APURASUS do Ministério da Saúde, que desde o ano de 2019, está apurando o custo das unidades em busca de melhorias. “Ja temos 11 unidades trabalhando conosco nesse sentido”, ressalta Augusto.

Ele observa que os critérios serão padronizados através do sistema, para que os gestores utilizem os dados da melhor forma possível, visando ofertar o melhor atendimento a população. “Com a ferramenta APURASUS, ele aumenta a qualidade no atendimento, gerando confiança e satisfação ao usuário”, afirma o gestor de economia da SES.

Informação – A gestora do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher – CAISM, Taciana Monareto, explica que a capacitação é muito importante, para que os gestores possam conhecer todos os problemas, saber identificar os gastos para melhor gerir os custos da unidade. “É uma oportunidade de melhor entendermos sobre o que precisa ser investido e melhorado, desde a infraestrutura até a folha de pagamento”, ressalta Taciana.

Oficina e treinamento

A programação foi dividida em duas partes. A primeira aconteceu na segunda-feira, 10 com treinamento e aperfeiçoamento no uso do sistema APURASUS. Nesta terça-feira, 11 foi realizada a oficina de padronização dos parâmetros de lançamento no sistema APURASUS (padronização dos critérios de rastreio e padronização dos itens de produção)

Integraram a capacitação, gestores dos hospitais de Nossa Senhora da Glória de Propriá, Hospital de Urgência de Sergipe – SUS, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – MNSL, Hospitais de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Estância. Ainda as UPAs de Boquim, Neópolis e Tobias Barreto.

Presenças

O evento contou com a participação da administradora especialista em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria com atuação no PNGC, Márcia Andrea Farias Rodrigues. Ela observa que o objetivo foi qualificar a informação de custos, para que as análises do Núcleo de Economia da Saúde sejam aprimoradas e representem a realidade atual da operacionalização dos serviços de saúde nas 11 unidades participantes.

Esteve presente também, a Enfermeira atuante do Ministério da Saúde pelo PNGC disseminando a Gestão de Custos em Saúde, Carla de Paula Bernardes.

Texto: Suzy Guimarães

Fotos: Pedro Alexandre

Mais notícias:

Última atualização: 11 de julho de 2023 15:48.




Pular para o conteúdo